A profissionalização do beach tennis no Brasil

A profissionalização do beach tennis no Brasil

Tempo de leitura: 11 minutos

Os esportes à beira-mar sempre foram uma paixão nacional, e foi unindo atividade física com praia que o beach tennis chegou ao Brasil, no ano de 2008. Primeiro na cidade do Rio de Janeiro e, aos poucos, ganhando cada vez mais adeptos em cidades de todo o Brasil, inclusive de interior, onde os jogos são realizados em quadras artificiais, estruturadas especialmente para a prática do esporte.

Fato é que o até então “tênis de praia” virou uma prática esportiva inclusiva e diversa, conquistando milhares de pessoas e tomando conta de vários estados do Brasil. Hoje, com a profissionalização do beach tennis, é praticamente impossível encontrar quem já não tenha ouvido falar dele ou não conheça alguém que seja praticante da modalidade.

Apesar de ser um esporte relativamente jovem no país, ele vem crescendo dia a dia e se profissionalizando cada vez mais. Estima-se que a modalidade já tenha atraído mais de 500 mil praticantes desde que chegou ao Brasil.

Que tal saber com a Escola Guga alguns dos melhores motivos que fazem o beach tennis ser o novo queridinho dos brasileiros? Boa leitura!

“Tênis de praia” atravessou os continentes

A história do beach tennis começou no ano de 1987, nas areias de Ravena, nordeste da Itália. No início, a modalidade já misturava algumas jogadas do tênis tradicional, do vôlei de praia e do bagminton. Quase uma década depois, no ano de 1996, a prática esportiva se tornou profissional.

Com a profissionalização do beach tennis, o esporte passou a contar com um conjunto de regras e práticas que sofreram alterações no decorrer dos anos. O esporte atravessou os continentes, torneios passaram a ser organizados e atletas reconhecidos mundialmente nasceram através dessa nova modalidade.

De brincadeira de praia à mania nacional

O primeiro passo para a realização de competições no Brasil foi no ano de 2010, na cidade de Florianópolis. Foi quando ocorreu a primeira etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis, organizado pela FCT (Federação Catarinense de Tênis) e supervisionado pela ITF (Federação Internacional de Tênis). Dias depois, foi a vez da cidade do Rio de Janeiro ser palco do Circuito Mundial de Beach Tennis. A partir daí, as primeiras estrelas do esporte começaram a se destacar.

Entre elas, a tenista bicampeã pan-americana de tênis, a carioca Joana Cortez que, naquele mesmo ano, conquistou seu primeiro torneio ao lado da também carioca Samantha Barijan – a primeira atleta não italiana a alcançar a primeira colocação no ranking mundial.

O beach tennis vive um momento especial no país. Atualmente, são vários atletas se destacando no cenário mundial da modalidade. Entre os destaques, estão o brusquense André Baran e o carioca Vinícius Font, números seis e oito do mundo; Rafaella Miiller, catarinense que encabeça o ranking da ITF; a reconhecida Joana Cortez, nona colocada em nível mundial; Thales Santos e Marcus Ferreira, além de vários outras nomes expressivos do beach tennis nacional.

Profissionalização do beach tennis: esporte em constante evolução

O beach tennis conquistou o seu espaço e, com a relevância da modalidade, ficou evidente que algumas melhorias deveriam ser feitas. No cenário atual, já ocorrem discussões acerca da padronização das categorias, criação de rankings e recomendações que ajudarão a organizar as competições e garantir a segurança dos atletas, tais como: a exigência de árbitros que não sejam jogadores ou organizadores do mesmo torneio e itens básicos para o maior conforto dos jogadores.

Vale lembrar que para atuar como professor de beach tennis é necessário ter formação no curso de Educação Física, além de ser credenciado no CREF (Conselho Regional de Educação Física).

Se antes bastava ter um pouco mais de conhecimento para repassar os princípios da modalidade, atualmente o que se observa é uma maior profissionalização do beach tennis, com a formação de profissionais que passam a dominar todos os conhecimentos técnicos.

Crescimento no número de escolas especializadas já é realidade

O esporte ganhou adeptos nas praias, clubes, parques e espaços públicos de várias cidades. Na medida que cresce o número de professores, também aumenta a quantidade de escolas para atender a alta demanda de alunos. São espaços com infraestrutura de ponta, ao ar livre ou em arenas cobertas que permitem a realização de aulas e jogos a qualquer horário do dia ou em qualquer condição climática.

Nesse quesito, a Escola Guga é referência tanto em estrutura física, quanto na qualidade de ensino. Hoje, já são 15 cidades atendidas pela Escola Guga Beach Tennis. A metodologia Guga de ensino é aplicada de forma completa dentro das quadras e os educadores são constantemente capacitados e atualizados com o que há de mais moderno e contemporâneo em relação ao ensino do esporte e à educação.

Alunos a partir de 5 anos de idade já podem praticar a modalidade que traz inúmeros benefícios à saúde física e mental, pois estimula o desenvolvimento físico-motor e social, promovendo, assim, uma melhoria significativa na qualidade de vida dos praticantes. Os alunos podem realizar aulas particulares individuais – para quem deseja uma rápida evolução técnica ou precisa melhorar algum fundamento específico; além de aulas em grupos, perfeitas para socializar e com professores que respeitam o nível técnico de cada aluno.

Agora que você conheceu um pouquinho mais deste esporte e percebeu como vem ocorrendo a profissionalização do beach tennis, deu vontade de conhecer a nossa metodologia de ensino exclusiva e se tornar mais um praticante da modalidade? Entre em contato e agende sua aula experimental!