3 ASPECTOS A OBSERVAR QUANDO SEU FILHO ESTÁ NO ESPORTE

3 ASPECTOS A OBSERVAR QUANDO SEU FILHO ESTÁ NO ESPORTE

Se você é um pai ou um treinador, provavelmente já possui opinião sobre esportes da juventude. Entende que o esporte auxilia as crianças a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, autoconfiança, a resiliência, caráter moral, e outros pontos fortes pessoais.

Estudos têm sido realizados com centenas de milhares de crianças que participam de esportes. Em todos aqueles que equiparam as atividades dos jovens com o sucesso na vida, é importante perceber quais resultados benéficos de fato se aplicam para seus próprios filhos e logo podem ser percebidos.

Geralmente, os estudos indicam três aspectos importantes da participação esportiva que afetam o desenvolvimento positivo da juventude – intensidade, continuidade e equilíbrio. Uma combinação de todos os três oferece os maiores benefícios para as crianças.

Intensidade

Crianças que passam mais tempo em atividades esportivas têm benefícios maiores do que os jovens que participam em níveis inferiores ou não em todos. Um maior compromisso com o tempo de prática gera domínio de habilidades e pensamento estratégico que é útil em todos os aspectos da vida, incluindo a capacidade de encontrar soluções rapidamente, como num ponto durante a partida, e se destacam no mercado de trabalho. Um dos mais importantes aprendizados para uma criança é o de assumir um compromisso com a prática regular.

Prática contínua / Continuidade

Estabelecer compromissos a longo prazo e de maneira contínua facilita a probabilidade de os jovens superarem desafios e obstáculos em seu desempenho de vida. Eles também terão maiores oportunidades de interagir com companheiros de equipe e aprenderão a lidar com desafios interpessoais de trabalho com os outros. Este é um importante aspecto do desenvolvimento de iniciativa, uma força interna que dura a vida inteira.

Equilíbrio

Talvez o mais importante dos três aspectos da participação em esportes da juventude seja estabelecer o equilíbrio entre jogar exclusivamente tênis e outras atividades. Estudos sugerem que maiores níveis de desenvolvimento são atingidos por crianças que também dedicam muito tempo a atividades diferentes de suas atividades desportivas dominantes. Não é necessariamente o número de atividades em que os jovens participam, mas sim que eles têm pontos de vista, além de esportes. Por exemplo, estudou-se e se percebeu que jovens que participaram em outras atividades desportivas e clubes escolares tiveram menores taxas de depressão do que crianças que se concentraram exclusivamente em esportes. Outros sugerem que as crianças que participam de atividades que apresentam desafios do mundo real, como trabalho voluntário em suas comunidades, alcançam maiores benefícios do desenvolvimento. Essas atividades incentivam os jovens a desenvolver uma identidade cívica e ver um mundo além de um jogo de ganhar e perder. Pertencer ao mundo do tênis e aproveitar os aprendizados que o tênis proporciona em outras dimensões, seja em outros esportes, trabalho, escola ou com a própria família fará com que a criança se desenvolva integralmente e não se sint pressionada por nenhum dos ambientes na qual está inserida.