4 curiosidades sobre o beach tennis

Indo além da fama de versão praiana do tênis, o beach tennis tem suas próprias regras e particularidades. E foi pensando nisso que a Escola Guga resolveu compilar algumas curiosidades sobre o beach tennis.

Assim, você poderá conhecer um pouco melhor este esporte que, apesar de recente, tem conquistado praticantes em todo mundo — sendo o Brasil uma das maiores potências mundiais da modalidade.

Para conhecer algumas curiosidades sobre o beach tennis, é só continuar a leitura abaixo!

1. Diferenças em relação ao tênis

O beach tennis e o tênis têm diferenças fundamentais. Se você não pratica qualquer uma das duas modalidades, é possível que não saiba quais são elas, certo? É mais provável que imagine que o esporte é o mesmo, mas, ao invés da grama ou do saibro, as quadras são de areia. Na verdade, as distinções vão muito além disso.

Para começar, há importantes diferenças no tamanho da quadra. Enquanto no tênis a medida oficial para jogos individuais é de 23,77 metros de comprimento por 8,23 metros de largura, a do beach tennis é consideravelmente menor. Nas partidas individuais, as quadras têm 16 metros de comprimento por 4 metros de largura; nas partidas em duplas, 16 metros de comprimento por 8 metros de largura.

Há diferenças também na pontuação; apesar de ser na mesma proporção da pontuação do tênis, o beach tennis não tem vantagem quando o placar está 40-40.

Por fim, o saque também é distinto, tendo apenas um serviço e podendo ser feito da posição que o atleta preferir, desde que atrás da linha de base.

2. Criação do esporte

O primeiro formato do tênis como conhecemos hoje foi criado em 1873, pelo major inglês Walter Clopton Wingfield. À época, ele inventou um jogo chamado Sphairistikè, que viria a servir como a principal base para o nosso tênis. O beach tennis, por outro lado, é bem mais recente.

Sua criação data de 1987, enquanto a profissionalização da modalidade veio apenas em 1996. Se considerarmos somente o Brasil, é possível dizer que a modalidade é ainda mais “jovem”. Isso porque os primeiros registros da prática por aqui ocorreram somente em 2008, pouco mais de 10 anos atrás.

Ademais,quando consideramos que sua popularidade só cresce em todo o mundo, é surpreendente pensar que o esporte tem menos de 40 anos.

3. Particularidades da raquete e da bola

Quando falamos a respeito das diferenças entre o tênis e o beach tennis, não citamos a raquete ou a bola. Mas não pense que nos esquecemos; na verdade, as diferenças são tantas que preferimos deixar uma seção do texto inteiramente dedicada a elas.

Começando com a raquete, a principal distinção é que ela não conta com as famosas cordas que fazem parte das raquetes de tênis. Além disso, elas são construídas com carbono, grafite e kevlar; as medidas máximas são 30 centímetros de largura e 55 centímetros de comprimento.

Quanto às bolas, o que muda é a pressão — 50% a menos que as bolas de tênis. As cores são laranja e verde.

4. Copa do Mundo de Beach Tennis

Você sabia que já existe uma Copa do Mundo de Beach Tennis? O nome oficial da competição é ITF Beach Tennis World Cup, e o evento é disputado desde 2012.

Uma das principais curiosidades sobre o beach tennis é que o Brasil é um dos países mais vezes campeão, tendo conquistado o mundial 4 vezes, em 2013, 2018 e 2019 e 2021.

A última edição do campeonato, inclusive, foi aqui mesmo, no Brasil. Entre os dias 4 e 10 de outubro de 2021, a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, recebeu 54 jogos e 192 atletas de 16 países diferentes.

Venha jogar beach tennis com a Escola Guga!

E você, gostou dessas curiosidades sobre o beach tennis? Não dá para ficar de fora de um dos esportes que mais crescem no Brasil, não acha? Além de divertido, o beach tennis também é uma ótima forma de se exercitar e aprender. Se você também quer praticar a modalidade que é o sucesso do momento, saiba que você pode com a Escola Guga!

Nós temos unidades distribuídas por todo o Brasil, todas seguindo o mesmo padrão de qualidade assinado pelo maior jogador de tênis que nosso país já viu. É só encontrar a unidade mais próxima de você e passar a praticar!

Para saber mais, entre em contato!

E, por fim, caso queira continuar recebendo nossos textos, siga-nos no Facebook e no Instagram!