5 curiosidades sobre os diferentes tipos de bolas de tênis

5 curiosidades sobre os diferentes tipos de bolas de tênis

Apesar de serem objetos pequenos, as bolas de tênis possuem muitas particularidades interessantes. Enquanto algumas destas particularidades são apenas acessórias, outras fazem toda a diferença nas partidas, contribuindo para que o esporte seja o que ele é.

Você conhece algum fato curioso sobre as bolas de tênis? Sabe, por exemplo, como elas são fabricadas? Ou qual é a velocidade máxima que costumam atingir em jogos? Neste texto, nós te mostramos tudo isso e ainda mais.

Na sequência, você conhecerá 5 curiosidades sobre os diferentes tipos de bolas de tênis. Para saber ainda mais sobre um dos principais acessórios do esporte que tanto amamos, é só continuar a leitura abaixo!

Tipos de bolas de tênis e suas curiosidades

1. Os diferentes tipos

Bolas de tênis, apesar de parecidas, não são todas iguais! A Federação Internacional de Tênis (ITF), inclusive, aceita oficialmente três tipos diferentes, de acordo com a necessidade do jogo e com as características da quadra e do local.

Uma delas é a tradicional, aquela que encontramos com maior facilidade no mercado e está presente em qualquer loja de esportes. Elas são as mais comuns justamente porque podem se adequar à maioria das quadras. Em comparação com as outras, tem um feltro mais denso, o que ajuda a reduzir um pouco a velocidade.

Outro tipo é a que chamamos de rápida. Como seu próprio nome sugere, ela é capaz de alcançar velocidades maiores, o que é proporcionado por um feltro mais fino. É recomendada especialmente para quadras com pisos mais lentos, com o objetivo de garantir um jogo mais dinâmico.

Por fim, temos a lenta. A diferença aqui está no tamanho; ela é levemente maior que as outras, o que contribui para que tenha uma velocidade levemente menor. O peso, por outro lado, é o mesmo. É recomendada especialmente para quadras com pisos mais rápidos e para jogos em altitudes elevadas

2. Cor padrão

A cor amarela que vemos nas bolinhas hoje nem sempre foi o padrão. Até o início da década de 1970, a maioria das bolas utilizadas (até mesmo em competições profissionais) eram brancas ou pretas. No entanto, em 1972, a própria ITF, como descrito no manual de regras do esporte, fez com que isso mudasse.

Foi nessa época que os jogos passaram a ser transmitidos na TV, e tais cores dificultavam a visão dos telespectadores. Com isso em mente, a ITF determinou que as bolinhas deveriam ser amarelas, para que todos os envolvidos conseguissem vê-las com clareza.

3. Velocidade máxima

Talvez isso seja chocante, mas a maioria dos movimentos de jogadores profissionais faz com que as bolas de tênis sejam mais rápidas que carros em rodovias! Em forehands de alto nível, a velocidade média da bolinha é de aproximadamente 140 km/h.

Em saques, a velocidade fica ainda maior. Geralmente, ela alcança entre 150 e 200 km/h. A maior velocidade já registrada em competições profissionais foi alcançada pelo tenista Samuel Groth, em 2012. Na oportunidade, um de seus saques atingiu a incrível marca de 263 km/h.

4. Processo de fabricação

Para que as bolas de tênis sejam fabricadas, existe todo um processo, com várias etapas. A primeira delas é a prensa da borracha utilizada como base, responsável por deixá-la com o formato de uma concha.

Depois disso, coloca-se uma pastilha de nitrogênio entre duas dessas conchas, e elas são unidas por uma cola — o que já faz com que as duas conchas de borracha fiquem semelhantes a uma bola.

Para reforçar essa junção feita pela cola, elas passam por uma vulcanização, sendo fundidas por uma prensa a 200°C. Com isso, a pastilha de nitrogênio explode, liberando um gás que faz com que a bolinha se encha e seja capaz de quicar.

Para finalizar, vem a inclusão do feltro, que dá a aparência que ela tem. Mais uma vez, faz-se uma vulcanização para fixar o material à bolinha e, por fim, insere-se a impressão para identificação da marca.

5. Controle de qualidade

Depois da produção das bolas de tênis, elas precisam ser avaliadas, e somente poderão ser utilizadas para competições oficiais se tiverem as características exigidas pela ITF. Caso contrário, elas não podem fazer parte de jogos profissionais de alto nível.

Os atributos exigidos incluem, de acordo com o as Regras do Tênis da ITF:

E você, já conhecia alguma dessas curiosidades sobre os diferentes tipos de bolas de tênis? O que achou das informações que trouxemos? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo sobre tênis, é só seguir a Escola Guga no Facebook e no Instagram!