6 dicas para garantir o sucesso de uma unidade franqueada

6 dicas para garantir o sucesso de uma unidade franqueada

Ainda que muitos brasileiros tenham o sonho de abrir a própria empresa, todos sabemos que isso é um verdadeiro desafio por aqui. Isso porque, de acordo com o IBGE, 60% das empresas abertas no Brasil fecham nos seus primeiros 5 anos. Por mais que se tenha investimento, muitas vezes é difícil garantir o sucesso de uma empresa.

Neste cenário, a possibilidade de ter uma franquia surge como uma alternativa interessante. Afinal, para unidades franqueadas, o número que citamos cai bastante — visto que não é necessário passar pelas partes mais delicadas de novos negócios, como construir um nome, por exemplo.

Por outro lado, garantir o sucesso de uma unidade franqueada continua sendo uma tarefa com seus desafios. E foi pensando em te ajudar nesse processo que nós preparamos este texto. Na sequência, você poderá acompanhar algumas dicas que irão te mostrar como ter sucesso com a sua unidade franqueada.

Continue a leitura e confira!

6 dicas para garantir o sucesso da sua unidade

1. Siga as diretrizes da franqueadora

Uma das grandes vantagens de abrir uma unidade franqueada é poder começar com uma fórmula que já é um sucesso comprovado. Um dos motivos por trás do fechamento de tantas empresas é justamente uma administração que não dá certo, o que pode acontecer por diferentes motivos.

Ao optar por uma franquia, essa preocupação acaba sendo muito menor. Você começa com todo um manual de orientações; basta seguir as recomendações da franqueadora, cujo funcionamento já foi atestado diversas vezes, para aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento.

2. Participe de eventos e treinamentos

Mesmo que a franqueadora disponibilize todo um manual de orientações no momento em que uma nova unidade é aberta, este não é o único suporte que ela oferece a seus franqueados. Afinal de contas, o sucesso de cada unidade é o sucesso da própria franqueadora — e, por isso, não é incomum que ela promova eventos e treinamentos.

E é extremamente importante que você participe de todos. Com esses encontros, você ficará por dentro de todas as novidades, e se integrará de forma mais aprofundada à cultura da franquia, compreendendo melhor a missão e os valores da marca para a qual está trabalhando.

Participar destes momentos também possibilita que você saiba, muitas vezes em primeira mão, o que há de novo no mercado e quais são as melhores práticas para te ajudar no gerenciamento da sua unidade franqueada.

3. Selecione a melhor equipe possível

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas ter uma equipe que se identifique com a empresa e seja altamente qualificada é tão importante para o sucesso do seu negócio quanto a administração e outros pontos da sua franquia. Portanto, não poupe investimentos na seleção de colaboradores.

Em seus processos, seja rigoroso e não aceite menos que o melhor. Somente com uma ótima equipe você poderá ter a certeza de que sua unidade será um sucesso absoluto.

4. Entenda toda a operação da franqueadora

Lembra que falamos que a franqueadora disponibiliza todo um manual de orientações quando uma nova unidade é iniciada? É essencial que você, como franqueado, dê toda a atenção possível para este material. Ele contém tudo que você precisa saber para que a unidade funcione da melhor maneira possível.

Com ele sendo respeitado, a franqueadora garante que seus padrões institucionais estão sendo seguidos, enquanto você tem mais segurança em cada ação que coloca em prática.

5. Quando necessário, solicite apoio

É importante que todo franqueado tenha algo em mente: o sucesso da sua unidade é tão bom para ele quanto para a franqueadora. Consequentemente, ela fará tudo que estiver ao alcance para ajudar.

Sempre que você precisar de algum tipo de apoio, desde questões operacionais até mesmo de marketing, não hesite em contatar a franqueadora.

6. Caso queira fazer alguma alteração, busque autorização

Já citamos que a manutenção dos padrões institucionais é um ponto fundamental para as franqueadoras. Elas têm um nome a zelar e, para que isso seja possível, os clientes devem encontrar sempre o mesmo padrão, independente da unidade em que forem.

Por outro lado, nós sabemos que alguns públicos têm suas particularidades, e nesses casos uma alteração pode vir a atendê-los da melhor maneira possível. Contudo, qualquer alteração, por menor que seja, deve ser autorizada pela franqueadora.

E aí, o que achou do texto? Com essas dicas, garantir o sucesso da sua unidade franqueada será muito mais fácil. E se você quer abrir seu próprio negócio e entrar no mundo das franquias, saiba que o melhor caminho pode ser através da Escola Guga!

Carregando o nome do maior atleta da história do tênis brasileiro, nós atuamos com a metodologia do próprio Gustavo Kuerten, oferecendo todo o suporte necessário que cada unidade precisa.

Para saber mais, entre em contato conosco!