A PRÁTICA ESPORTIVA NO COMBATE A ANSIEDADE

A PRÁTICA ESPORTIVA NO COMBATE A ANSIEDADE

Ansiedade é considerada um dos “males do século” e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil vive atualmente uma epidemia do transtorno. Os estudos indicam que 9,3% da população brasileira convive com essa doença, são 8,6 milhões de pessoas vivendo diariamente com os sintomas só em nosso país.

O sono é uma das primeiras áreas afetadas nas pessoas com ansiedade, causando, insônias ou excesso de sono, bem como afeta também a alimentação e as relações sociais e amorosas. Contudo, a ansiedade é uma condição psíquica multifacetada e manifesta-se de diferentes maneiras, de acordo com cada sujeito. Sendo assim, essa condição envolve uma gama de sintomas somáticos (que tem manifestação sobre o corpo) e sintomas psíquicos. Os somáticos incluem: sudorese, tremores (sensação que algo no corpo está fora do lugar), sensibilidade maior ao próprio corpo e órgãos internos (estômago e intestino, por exemplo) náuseas, taquicardia, dispneia, inquietude, agitação. Já os sintomas psíquicos têm relação com: sensação de estar próximo a um perigo iminente, sensação de vulnerabilidade, sentimento de impotência (de não dar conta do que é preciso fazer, sentir-se limitado), negativismo (achar que o pior vai acontecer, catástrofes), falta de concentração e sintomas em relação ao tempo (às vezes que o tempo é escasso, que está passando rápido demais, se esvaindo, ou que tempo não passa, dia pesado, minutos parecem horas).

Com o aumento da incidência do transtorno de ansiedade, também aumentam os estudos e pesquisas sobre o tema. Há uma forte vertente que defende o uso de medicamentos para o tratamento de ansiedade, porém é preciso ressaltar que embora em certos caso o uso seja imprescindível, não é a única forma de tratamento possível. Pesquisadores ao redor do mundo tem realizado inúmeros estudos que relacionam esportes e saúde mental e comprovam que o exercício regular proporciona uma boa saúde psicológica. As alterações biológicas causadas pela atividade física, melhoram a autoestima e o sono, mas além disso o esporte quando associado a uma instituição com responsabilidade social, como a Escola Guga, também proporciona interação social, autoconfiança e estabilidade emocional. Sendo assim a prática esportiva pode ser altamente benéfica no controle da ansiedade, principalmente se associada a um tratamento psicológico, pois alivia os sintomas somáticos e psíquicos tornando possível elaborar e trabalhar em psicoterapia as causas, aquilo que primeiramente gerou a ansiedade no sujeito.

A melhor alternativa é sempre procurar por auxilio de profissionais aptos para indicar o tratamento adequado para cada sujeito. Quando se trata de saúde deve-se lembrar que o ser humano não é apenas um corpo biológico, mas sim um sujeito psíquico com sentimentos e emoções e um ser social, imerso em cultura e em contexto sócio histórico, esse conjunto de fatores faz com que cada um seja singular. Então, o tratamento precisa ser pensado no “caso a caso”, seja ele medicamentoso, psicológico, físico ou uma combinação dessas especialidades.