A RELAÇÃO ENTRE TÊNIS E QUALIDADE DE VIDA

A RELAÇÃO ENTRE TÊNIS E QUALIDADE DE VIDA

Muito mais que “apenas mais um esporte”, o tênis é uma modalidade que traz diversos benefícios para cada um de seus praticantes. Além de trazer fortemente o senso do coletivo para as pessoas, ele ainda influencia vários pontos relacionados à saúde.

Mas você já parou para pensar, de forma geral, na relação entre tênis e qualidade de vida? Mais que isso; já tentou entender a fundo o que é, exatamente, qualidade de vida? Neste texto, a Escola Guga Tênis fala sobre isso.

Vamos trazer a definição exata de qualidade de vida e, logo em seguida, mostrar a relação que ela tem com a prática do tênis. Assim, com certeza você verá que deveria estar jogando também. Continue a leitura e entenda!

O que, exatamente, é qualidade de vida?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Junto deste conceito, muitos ainda afirmam que a qualidade de vida é o resultado da soma entre diferentes tipos de saúde, incluindo:

– Saúde física;

– Saúde social;

– Saúde emocional;

– Saúde mental;

– Saúde espiritual;

– Saúde profissional.

Quando uma pessoa tem todos estes aspectos equilibrados, é seguro dizer que ela tem uma ótima qualidade de vida. Nem sempre é possível estar bem em todos os tipos, mas há uma infinidade de coisas que podem ser feitas para trabalhar as “saúdes” e melhorar a qualidade de vida.

E muitas delas não são complexas. Para melhorar a saúde social, por exemplo, basta encontrar um grande amigo e passar um tempo de qualidade com ele. O que não é muito comum, no entanto, é encontrar algo que ajude a melhorar quase todos os tipos de saúde.

Entendendo a relação entre tênis e qualidade de vida

Felizmente, este é o exato caso do tênis. A prática do esporte ultrapassa as barreiras da saúde física, trazendo também benefícios para a saúde social, a saúde emocional e até mesmo a saúde mental.

Começando com a saúde física, basta avaliar os estudos. É comprovado que o tênis, graças à exigência de movimentos do corpo inteiro, promove aumento de força, melhor flexibilidade e maior capacidade cardiorrespiratória — aspectos fundamentais na saúde física. De quebra, tudo isso ainda ajuda na prevenção de doenças.

A saúde mental acaba vindo como uma consequência da saúde física. Quando nos exercitamos, a produção de endorfina e serotonina aumenta. Estes dois hormônios estão diretamente relacionados ao aumento do bem-estar e à ausência de sintomas de depressão e ansiedade.

Por fim, a saúde social também é um ponto forte da relação entre tênis e qualidade de vida. A prática do tênis aproxima as pessoas, visto que os que amam o esporte se reúnem o tendo em comum, seja para jogar, assistir ou até mesmo apenas conversar sobre. Tudo isso ajuda a estreitar laços e aumentar a sociabilidade de todos.

Venha praticar o tênis você também!

Agora que você já entendeu a relação entre tênis e qualidade de vida, é certo que quer ter esses benefícios na sua vida também, né? Então venha conhecer a franquia Escola Guga Tênis mais próxima da sua casa!

Nós oferecemos aulas de tênis para crianças a partir de 3 anos, jovens e adultos de todas as idades. O esporte é uma atividade que faz um bem universal — e por aqui nós incluímos todos que tenham vontade de conquistar os benefícios dessa atividade que todos amamos.

Para saber mais, é só entrar em contato conosco!