Beach tennis: esporte da moda ou veio para ficar?

Beach tennis: esporte da moda ou veio para ficar?

Se até poucos anos atrás o número de pessoas que praticavam e até mesmo conheciam o beach tennis era muito reduzido, hoje a realidade é completamente diferente. E isso não é coincidência. Desde que chegou no Brasil, em 2008, a modalidade tem conquistado milhares de novos fãs e praticantes.

Não à toa, o Brasil se tornou uma das maiores potências mundiais do esporte em menos de 15 anos. Hoje, com um investimento cada vez maior e com uma grande quantidade de atletas distribuídos por todo o território nacional, nosso beach tennis profissional já está no mesmo nível que o de gigantes como a Itália — país onde a modalidade surgiu.

Porém, um questionamento se mantém: será que o beach tennis é apenas mais um esporte da moda ou ele veio para ficar — como é o caso do “primo” tênis, que já é praticado desde o final do século 19?

Neste texto, nós falamos um pouco sobre o assunto. Além de reforçar as características que fizeram o beach tennis ganhar tanto destaque com o passar dos anos, vamos falar também sobre as previsões para o futuro da modalidade.

Continue a leitura e saiba mais!

Entendendo o boom do beach tennis

Antes que possamos falar sobre o futuro do beach tennis, é fundamental entender por que ele faz tanto sucesso no Brasil e no mundo. O principal motivo está no fato de se tratar de um esporte inclusivo; pessoas de todas as idades podem praticá-lo sem nenhuma dificuldade ou distinção.

Além disso, outra forma de explicar sua popularidade está na facilidade de praticar o esporte. Enquanto o tênis exige habilidades mais técnicas, o beach tennis conta com fatores que reduzem a necessidade de preparo por parte dos atletas — como raquetes mais leves e bolas com menos pressão.

Podemos citar ainda a integração. Enquanto no tênis a categoria mais popular é a simples — em que os atletas jogam partidas individualmente —, o beach tennis é praticado sempre entre duas duplas, aumentando a integração entre as pessoas.

Por fim, mais um fator que favoreceu o crescimento do beach tennis foi a mudança na forma que encaramos os exercícios físicos.

Até alguns anos atrás, as atividades físicas eram consideradas um fardo, além de serem feitas majoritariamente para alcançar um padrão estético. Hoje, nossa sociedade já tem consciência de que o propósito desses exercícios vai muito além — sendo uma forma de autocuidado e fator essencial à saúde mental.

E ele veio para ficar?

A tendência é que sim. Isso porque o mercado está acompanhando o interesse. Cada vez mais cidades brasileiras têm arenas de beach tennis, onde é possível fazer aulas ou simplesmente curtir alguns jogos com amigos.

E ainda há a questão das cidades litorâneas, onde não é preciso nem mesmo procurar pelas arenas. Diversas estruturas que incentivam o esporte podem ser encontradas nas praias do Brasil; basta chegar com os amigos e praticar.

Com o passar do tempo, tudo isso fará com que quem já joga continue praticando a modalidade, ao mesmo tempo em que as pessoas que ainda não a conhecem venham a tornar o beach tennis uma parte de suas vidas.

E se você também tem vontade de conhecer melhor este esporte, saiba que pode contar com a Escola Guga para isso! Nós temos franquias distribuídas por todo o país, nas quais você pode fazer aulas de tênis e beach tennis. De todas as nossas unidades, 14 já contam com o beach tennis. Para saber mais, é só entrar em contato conosco!

Por fim, caso tenha gostado deste conteúdo e queira continuar recebendo os nossos textos, não deixe de seguir nossos perfis no Facebook e no Instagram!