Garanta seu bem-estar: saiba como evitar lesões ao jogar tênis

Garanta seu bem-estar: saiba como evitar lesões ao jogar tênis

Independente do esporte e do atleta, na prática esportiva todos estão suscetíveis a sofrer algum tipo de lesão. Em muitos dos casos, estas lesões podem ser machucados mais leves e serem tratadas com certo grau de normalidade. Porém, lesões mais graves podem afetar a vida do praticante para sempre, tanto no esporte quanto na vida em geral.

Levando isso em consideração, é de extrema importância que se faça tudo que for possível para evitar que lesões de qualquer natureza aconteçam. E você, que pratica algum esporte, sabe como evitar lesões? Neste texto, a Escola Guga lista algumas dicas do que fazer para diminuir as chances de lesões ao jogar tênis.

Afinal, como o tênis é um dos esportes que mais exigem movimento de todas as partes do corpo, é preciso ter toda uma lista de cuidados para evitar este desconforto que pode comprometer até mesmo o seu bem-estar.

Se você quer reduzir suas chances de sofrer com alguma lesão, é só continuar a leitura!

Como evitar lesões: aprenda com 3 dicas

1. Sempre aqueça

Antes de fazer qualquer tipo de exercício, recomenda-se a realização de pelo menos 10 minutos de aquecimento. Isso porque esse tipo de atividade prepara o organismo para a prática do esporte, fazendo com que o corpo atinja o estado ideal para aumentar o rendimento e reduzir as chances de lesões.

Sendo assim, é importante que o atleta aqueça seus músculos e articulações antes mesmo de entrar em quadra.

Por fim, o aquecimento também deve ocorrer nos primeiros minutos de troca de bolas no treino. A velocidade e a intensidade da troca de bolas entre os atletas devem ser baixas ou moderadas, de modo que o corpo vá se acostumando com a atividade. Depois disso, o esforço pode ser intensificado aos poucos.

2. Cuidado com os excessos

Com o objetivo de se tornar um atleta cada vez melhor — ou apenas por amar o esporte que pratica —, é comum que o tenista se exceda, passando horas jogando e, com isso, forçando seu corpo a acompanhá-lo. No entanto, para que performe da melhor maneira e que não tenha nenhum tipo de lesão, o corpo precisa descansar.

E não se engane: o organismo dá dezenas de sinais de que precisa parar por um tempo. Por mais que você esteja com vontade de se dedicar ao máximo, cuidar com os excessos e descansar é uma das melhores práticas por trás de como evitar lesões, além de melhorar a saúde.

Outro ponto importante é o tempo de descanso. Cada atleta precisa de um tempo distinto, e não é recomendado medir-se utilizando a regra dos outros. Apenas pratique de novo quando tiver a certeza de que seu corpo está preparado.

3. Use equipamentos adequados

Muitos não levam isso em consideração, mas os equipamentos utilizados para a prática do tênis fazem toda a diferença para quem quer saber como evitar lesões. Isso porque, muito além da qualidade e da performance, o objetivo de utilizar raquetes, calçados e roupas adequadas é proteger-se.

Raquetes abaixo dos padrões de qualidade ideal, muito leves ou exageradamente pesadas, podem até ser muito mais baratas, mas elas sobrecarregam articulações e musculaturas importantes, principalmente os ombros, cotovelos e a coluna. Tudo isso com um tempo de vida útil muito menor que o de uma boa raquete.

Os calçados seguem a mesma lógica. Atletas amadores, especialmente aqueles que estão começando, não costumam usar tênis especialmente indicados para o esporte, mas eles fazem toda a diferença. Quando um calçado não adequado para a modalidade é utilizado, o risco de torções no joelho e no tornozelo aumentam drasticamente.

Quanto às roupas, elas não necessariamente fazem parte da lista de como evitar lesões, mas também podem ter uma influência significativa. Com as roupas adequadas, além do conforto, o atleta pode jogar mais solto — tendo melhor mobilidade e protegendo algumas partes do corpo, o que pode ajudar a evitar algumas das lesões mais superficiais.

E aí, o que achou das nossas dicas? Agora que você já sabe como evitar lesões, jogar tênis será muito mais seguro! Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo dicas sobre o nosso esporte favorito, não deixe de seguir a Escola Guga no Facebook e no Instagram!