Como melhorar o condicionamento físico para a prática do tênis e beach tennis

Como melhorar o condicionamento físico para a prática do tênis e beach tennis

Como você deve saber, tanto o tênis quanto o beach tennis são esportes que trabalham com praticamente todos os grupos musculares do corpo. É preciso estar em constante movimento para realizar uma boa partida, além, é claro, de exercer força nesses movimentos.

Para que o esforço seja convertido em movimentos precisos, para evitar que o atleta se canse com facilidade e para prevenir lesões, é fundamental investir em exercícios para melhorar o condicionamento físico.

E, por mais que seja certo que praticamente qualquer tipo de exercício ajuda a melhorar o condicionamento físico, apenas alguns exercícios são úteis para auxiliar na prática do tênis e do beach tennis. São esses os exercícios que devem ser feitos.

Pensando  em quem quer se desenvolver nas duas modalidades, a Escola Guga preparou este texto. Na sequência, nós listamos e explicamos 4 exercícios perfeitos para melhorar o condicionamento físico para a prática de tênis e beach tennis. Além disso, ainda explicamos o objetivo de realizar cada um deles e os efeitos da sua prática no corpo.

Continue a leitura e confira!

4 exercícios para melhorar o condicionamento físico no tênis e beach tennis

1. Corrida de tiros curtos

Essencialmente, o tênis é um esporte de explosão. Diferente de uma maratona, por exemplo, em que os atletas devem correr o tempo inteiro em velocidades moderadas, o tênis tem vários rallies e breves pausas entre um ponto e outro. Sendo assim, é exatamente isso que deve ser treinado em exercícios.

E é por isso que a corrida de tiros curtos é tão importante. Essa prática ajuda os tenistas no desenvolvimento de explosão muscular, resistência e velocidade em quadra.

O ideal para este exercício é correr em alta velocidade por 200 metros e fazer uma pausa em seguida. Se o tiro levar cerca de 40 segundos a 1 minuto, recomenda-se uma pausa de 2 minutos. Esta pausa pode ser tanto parada quanto caminhando.

2. Agachamento afundo

Para quem não sabe, o agachamento afundo é o exercício em que o atleta joga uma das pernas à frente, fazendo uma flexão de joelho enquanto a outra é jogada para trás, também com uma flexão de joelho (ântero-posterior) Com isso, cada perna forma um ângulo de 90°. Vale citar que isso pode ser feito com o uso de halteres ou apenas com o peso do próprio corpo.

Este exercício trabalha algumas habilidades, incluindo controle de movimento, força e resistência. Além de fortalecer os músculos da perna e do glúteos, o exercício também ativa a musculatura do core, melhora a coordenação, a postura e a consciência corporal, auxiliando o aluno a ter mais facilidade com a aprendizagem de novos movimentos.

Além disso, a posição em que se fica no agachamento afundo é muito parecida com a base que o atleta utiliza para rebater bolas na altura do quadril aos pés. Realizar este exercício faz com que ele aperfeiçoe a base.

3. Rotação de tronco

O crossover, aquele grande aparelho que permite a realização de dezenas de exercícios, está presente em praticamente qualquer academia. E é exatamente nele que a rotação de tronco, exercício que trabalha o oblíquo interno e externo do abdome, deve ser feita.

Se você já pratica o tênis e o beach tennis, deve saber por que a rotação de tronco é tão importante para melhorar o condicionamento físico para a prática do esporte. Tanto o forehand quanto o backhand, os dois movimentos mais importantes do tênis e do beach tennis, são controlados pela rotação do tronco. Se ela não for feita corretamente, o golpe perde toda a sua potência e qualidade.

Para realizá-lo, é preciso ter um certo cuidado e executar os movimentos da forma mais correta possível. O atleta deve manter os pés firmes e apoiados na linha do quadril e os ombros bem encaixados. Com o elástico preso na altura dos ombros, faz-se a rotação do tronco controladamente, sempre mantendo a coluna alinhada.

4. Prancha

O último exercício que nós trouxemos costuma ser um pesadelo até mesmo para os frequentadores mais assíduos de academias. No entanto, se o objetivo for melhorar o condicionamento físico para a prática do tênis e do beach tennis, poucos têm uma efetividade tão grande quanto ele.

Basicamente, a prancha trabalha resistência e estabilização, dois atributos fundamentais para os esportes. Além disso, ela ainda ajuda a trabalhar o equilíbrio, habilidade indispensável tanto para os golpes quanto para o saque.

Ela pode ser feita tanto com 6 apoios (com os cotovelos no chão) quanto com apenas 4 (sem os cotovelos, somente com as mãos e os pés). O objetivo é, dentro de um limite pré-estabelecido, aguentar quanto tempo for preciso dentro da postura correta do exercício.

E você, já pratica alguns desses exercícios? Se não, saiba que eles são o melhor caminho para melhorar o condicionamento físico e, consequentemente, as habilidades no tênis e no beach tennis.

Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo dicas, siga a Escola Guga no Facebook e no Instagram!