CONSTRUINDO MEU FUTURO

CONSTRUINDO MEU FUTURO

Não é nenhum segredo o tênis ser um esporte que preza pela grande disciplina, grande poder de concentração e atenção, além de muita dedicação, dentro e fora de quadra.

Tudo que a família quer, quando se fala em filhos e futuro, é proporcionar o melhor para as crianças: as melhores lições, melhores viagens, melhores e mais seguras condições de vida, melhores hábitos, melhores condições de saúde, de educação, melhores oportunidades de aquisição de conhecimento, mais felicidade.

Pelo tênis, as crianças desenvolvem e aprimoram autonomia – sua liberdade de agir com ordem própria e com independência intelectual e moral – desde o momento em que se preparam sozinhas para as aulas, organizam seus próprios materiais (garrafinha de água, raquetes, bonés, casaco, munhequeiras), até o momento de executar atividades e exercícios técnicos e táticos a partir da demonstração dos educadores sobre as possíveis situações de jogo.

Estímulos dados em quadra, a fim de manter a criança como protagonista de suas ações e processo de desenvolvimento, constroem bases sólidas de aprendizado e capacitam as crianças a liderarem suas próprias vidas, a organizarem o tempo e a usarem sua liberdade para tomar decisões com fins pessoais e também visando o bem coletivo.

Se, na quadra, cada ponto é uma oportunidade para executar estratégias pensadas para ganhar de um adversário e seguir em frente na partida, tentando evoluir com suas metas e analisando pontos fortes e fracos próprios, no futuro não será diferente. Terá de tomar decisões em sua profissão, em sua casa, em suas viagens, junto à sua futura família, deverá escolher entre continuar estudando para manter o foco no desenvolvimento de um projeto e sair com amigos para se divertir às vésperas de uma prova decisiva.

Se, antes de sacar, a criança estabelece pequenas rotinas e hábitos de concentração (como quicar a bola várias vezes, mexer nas cordas da raquete, amarrar os cadarços, falar consigo mesmo palavras positivas), no futuro, naturalmente, ela também utilizará esse aprendizado quando precisar organizar rotinas de leitura, estudos de mestrado ou doutorado, arrumação da casa, práticas de atividade esportiva além do tênis.

Com essa transferência de aprendizados, por fim, tudo que ela adquiriu durante as “simples” aulas de tênis será como a sedimentada e conectada união de tijolos e vigas da fundação de uma casa, ou seja, seu futuro será guiado pelo que ela mesma construiu ao longo de seu próprio desenvolvimento, quando, por intuição e orientações pensadas, as fará cidadãs mais conscientes, capazes de ver e enfrentar criativamente o mundo que as espera.