Dia Nacional do Tênis: conheça a data!

Dia Nacional do Tênis: conheça a data!

Você conhece a data? Já ouviu falar nela? Sabe por que é celebrada no dia 3 de dezembro? Já acompanhou algum evento realizado em função deste dia?

Neste texto, a Escola Guga traz essas e mais informações a respeito da data. Além de falar sobre o Dia Nacional do Tênis, nós explicamos por que a data foi escolhida e mostramos o que ela significa para o esporte.

Continue a leitura e saiba mais!

Quando é o Dia Nacional do Tênis? Por que esta foi a data escolhida?

O Dia Nacional do Tênis é comemorado no dia 3 de dezembro, data que foi instituída pela Confederação Brasileira de Tênis em 2015, numa homenagem a Gustavo Kuerten, pois neste mesmo dia no ano 2000, Guga conquistava a liderança do ranking mundial do tênis, tornando-se o primeiro e único brasileiro a conseguir essa façanha no ranking masculino de simples.

Guga assumiu a primeira posição do ranking mundial um dia depois da conquista da Masters Cup, competição rebatizada, em 2009, como ATP Finals. Aos 24 anos, já tinha dois de seus três troféus de Roland Garros e estava na vice-liderança do ranking antes do início do torneio, que era disputado em Lisboa, em quadra rápida.

Guga ocupou a primeira posição do ranking mundial durante 43 semanas.

Relembrando a trajetória de Guga até a conquista

Depois de uma derrota para Andre Agassi no primeiro jogo da fase de grupos por 4/6, 6/4 e 6/3, Guga se recuperou com mais duas vitórias em sets diretos. Ele passou pelo sueco Magnus Norman por 7/5 e 6/3 e pelo russo Yevgeny Kafelnikov por 6/3 e 6/4. Dessa forma, o brasileiro conseguiu a classificação para a fase final no segundo lugar de sua chave.

Na penúltima rodada, Guga venceu de virada Pete Sampras por 6/7 (5-7), 6/3 e 6/4. Aquela foi a primeira vez que ele havia superado a lenda do tênis norte-americano. Já na final, disputada em melhor de cinco sets, Guga reencontraria Agassi, que havia derrotado o então número 1 do mundo Marat Safin. O brasileiro conseguiria a revanche em grande estilo, derrotando Agassi por triplo 6/4, para conquistar um dos troféus mais importantes de sua carreira e conseguindo a pontuação necessária para ultrapassar Safin no ranking.

O que a data significa para a modalidade?

O Dia Nacional do Tênis, além de manter viva a lembrança de um feito incrível de um brasileiro no cenário mundial, tem como objetivo o fomento à iniciação da modalidade, bem como o estímulo aos já praticantes a intensificarem seu envolvimento com o tênis, fortalecendo ainda mais a modalidade.

É nesta data que todos os anos, dezenas de entidades relacionadas a modalidade promovem eventos que levam o tênis a novos lugares. E é graças ao dia e às campanhas relacionadas, que  o tênis pode chegar a diferentes pessoas — o que o faz crescer cada vez mais a modalidade.

E você, já conhecia o Dia Nacional do Tênis? Gostou de saber mais a seu respeito? Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo conteúdo sobre o esporte que tanto amamos, basta seguir a Escola Guga no Facebook e no Instagram!