5 dicas de marketing para a sua unidade franqueada

5 dicas de marketing para a sua unidade franqueada

Independente de estarmos falando de uma franquia ou não, o marketing é essencial para garantir o sucesso de empresas de todos os setores. Utilizando uma boa estratégia de comunicação e marketing é possível atingir níveis de desempenho bem acima das expectativas planejadas.

Isso porque, quando aliamos o marketing ao posicionamento da marca, conseguimos transmitir de forma convincente e segura a entrega de valor da nossa organização para nosso público-alvo. Não é à toa que as maiores empresas do mundo investem milhões em marketing a cada ano.

E foi pensando nisso — e no desejo constante de garantir todo o suporte necessário para as unidades franqueadas da Escola Guga — que nós elaboramos algumas dicas de marketing indispensáveis para seu sucesso! Afinal, um bom marketing, aliado à sua estratégia, pode fazer toda a diferença para conquistar resultados de excelência.

Se você já nos acompanha, deve saber que recentemente fizemos outro texto sobre um assunto parecido, proporcionando 6 dicas para garantir o sucesso de uma unidade franqueada. E, dando continuidade ao assunto, podemos dizer que apostar no marketing é a sétima dica — e, com esta leitura, você aprenderá como colocá-la em prática da melhor maneira possível.

Continue conosco e entenda!

5 dicas de marketing para sua unidade

1. Tenha um planejamento com ações e objetivos

Um ponto crucial para iniciar qualquer estratégia de marketing é o planejamento. Sem nenhum tipo de guia, é difícil colocar algo em prática — e é exatamente por isso que planejar sempre deve ser o primeiro passo.

Nesta etapa, é necessário levar tudo em consideração, incluindo as informações mais básicas a respeito da franqueadora. Com estes dados, você conseguirá definir quais ações farão mais sentido para a realidade da empresa.

Além disso, é fundamental que o planejamento leve em conta também os objetivos que se tem com o marketing, como, por exemplo: vender mais, matricular mais alunos, fortalecer a imagem da marca, gerar engajamento nas redes sociais, contribuir para a rede de relacionamento dos atuais clientes e novos clientes.

São estes objetivos pré-estabelecidos que irão guiar as ações mais adequadas e indicar o que realmente deve ser feito.

2. Conheça seu público

A base do marketing é a comunicação — e é impossível se comunicar com eficiência sem saber quem é o alvo da mensagem. Por isso, é de extrema importância que você saiba exatamente quem é o seu público. Felizmente, isso pode ser descoberto de diversas maneiras.

A primeira delas é de forma empírica. Com o passar do tempo, você saberá as principais características da maioria das pessoas que frequentam sua empresa, pois elas serão recorrentes. Isso ajudará a montar uma espécie de mapa mental do público e, com isso, definir as melhores práticas de comunicação, como linguagem e meios.

Outra forma — melhor e mais eficaz — de descobrir quem é seu público é com o suporte da franqueadora. Ela já possui todas as informações de mercado necessárias, e terá a capacidade de ser o seu maior consultor em qualquer assunto do tipo.

3. Foque no marketing digital…

Atualmente, falar sobre dicas de marketing ignorando o marketing digital é, sem dúvidas, um grande erro. Isso porque ele é o meio mais fácil, barato e efetivo de atrair novos clientes e aumentar a força de uma marca.

E a melhor parte é que existem diversas estratégias diferentes. Você pode usar as redes sociais, ter um site próprio com produção de conteúdo, fazer anúncios em outros sites que tenham relação com a temática empresa e também utilizar o Google Ads.

Ainda que você possa escolher entre as opções que achar melhor, tenha em mente que o que mais funciona é a união dessas estratégias. Descubra onde está o seu público e adote todas as estratégias digitais disponíveis para atingi-lo.

4. Mas não deixe o marketing local (off-line) de lado

Você até pode (e deve) querer atrair pessoas de outros bairros e até mesmo cidades para o seu negócio. No entanto, o que não pode ser feito em hipótese alguma é ignorar as pessoas que estão próximas da sua unidade. Afinal, a proximidade especial é uma das características que facilita o interesse de conhecer a empresa.

E isso faz com que apostar no marketing local seja uma das principais dicas de marketing para franquias. E você pode fazer ações desde as mais simples até as mais complexas; desde distribuir flyers e usar um espaço de outdoor na região para divulgação, ou até mesmo promover eventos para que a comunidade conheça a sua os produtos e serviços que você oferece.

5. Atue em parceria com a franqueadora

Por fim, um ponto que já destacamos tanto aqui quanto no outro texto que citamos. Nunca se esqueça de que o sucesso da sua unidade é o sucesso da franqueadora. E, por isso, ela não medirá esforços para ajudá-lo em suas ações.

Portanto, conte com a parceria dela. Estratégias de marketing conjuntas, aparições em perfis oficiais ou até mesmo dicas de ações podem ser ótimos auxílios para o sucesso da sua unidade.

E você, o que achou das nossas dicas de marketing? Já aplicou alguma delas em sua unidade? Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo esse tipo de dica, é só nos seguir no Facebook e no Instagram!