ENTENDA MELHOR O CONCEITO DE AGILIDADE

Conteúdos

ENTENDA MELHOR O CONCEITO DE AGILIDADE

O jogo de tênis exige um grande número de movimentos complexos do ponto de vista motor. Esses movimentos envolvem a combinação de 3 movimentos básicos: estabilizadores, manipulativos e locomotores.

Determinar se um indivíduo está pronto e apto a aprender algo novo varia conforme a habilidade a desenvolver e também respeitando as particularidades de cada um deles. Na infância, já sabemos que os períodos de aprendizagem mais oportunos ou sensíveis ocorrem entre os 5 e 10 anos, pois é nessa etapa que as taxas de crescimento das crianças crescem de maneira constante e mais estável, o que facilita a adaptação delas aos novos aprendizados.

Hoje, o tema a ser abordado é a Agilidade, uma das capacidades físicas mais destacadas no tênis. Ser ágil significa conseguir mudar o próprio corpo de posição no menor tempo possível sem perder equilíbrio e coordenação. Durante as aulas de tênis, são usados diversos e exercícios para se trabalhar a agilidade, seja por meio do uso de cones em zigue-zague, apitos, palmas e lançamentos dos educadores como sinal para mudar a direção dos deslocamentos, além das incontáveis possibilidades de uso das escadinhas motoras (ou escadinhas de agilidade).

Para desenvolver qualquer capacidade física ou qualquer nova habilidade, principalmente a agilidade, é preciso saber unir dois pontos importante: o entendimento do desafio da atividade e a motivação das crianças para buscar o melhor a cada nova tentativa. Utilizar atividades competitivas em equipe, com funções diferentes para cada jogador, pode ajudar muito no desenvolvimento da agilidade. Se as crianças entendem o desafio, elas tentarão vencê-lo a todo o custo e, para isso, usarão variadas estratégias para alcançar o sucesso.

Como num jogo de videogame, no qual os melhores tempos possuem premiações e bater recordes é uma missão extraordinária, os jogos de agilidade em equipe têm o poder de transformar as crianças em verdadeiros jogadores. Nada mais simples que dar a eles o feedback da competição para os níveis de agilidade aumentarem.

Para demonstrar os efeitos dessa combinação, clique aqui para assistir ao vídeo.

Bom final de semana a todos!

Seja um franqueado de sucesso

Esporte e Educação: Investir na Escola Guga transforma vidas.

Quero ser franqueado
Guga Kuerten Investimentos a partir de R$ 80.000

Receba Novidades