Grand Slam: os quatro eventos anuais mais importantes do tênis

Grand Slam: os quatro eventos anuais mais importantes do tênis

Todos os anos, os principais tenistas do mundo se preparam para disputar dezenas de torneios importantes em todos os continentes. No entanto, entre tantas competições, há algumas que se destacam mais que outras, exigindo um maior preparo e concentração por parte dos atletas. São os chamados torneios Grand Slam.

Os torneios de Grand Slam, também conhecidos como majors, são os quatro eventos anuais mais importantes do tênis: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. Os motivos que fazem com que estes sejam os campeonatos mais importantes do circuito mundial incluem:

Um dos fatos mais interessantes a respeito dos Grand Slams é que as competições têm diferenças fundamentais entre si — a começar pelo tipo de quadra, que varia de acordo com o campeonato. Na prática, isso acaba exigindo diferentes facetas dos atletas, tornando as partidas ainda mais interessantes.

Tendo tudo isso em mente, a Escola Guga preparou este texto; nele, nós contaremos um pouco mais a respeito de cada Grand Slam. Para saber mais a respeito do maior circuito do tênis mundial, é só continuar a leitura abaixo!

Grand Slam: quais são os eventos?

Australian Open

O primeiro Grand Slam disputado no ano é o Australian Open, que ocorre no mês de janeiro. Como seu próprio nome sugere, ele é realizado na Austrália — na cidade de Melbourne.

Uma das principais características do campeonato é que ele se realiza em quadra dura com uma superfície baseada em acrílico, que deixa o jogo mais rápido.

Sua premiação é uma das mais significativas entre todos os Grand Slams, premiando com um total de 4,2 milhões de dólares australiano os vencedores — que, além do dinheiro, também recebem 2 mil pontos nos rankings da ATP (masculino) e WTA (feminino).

Roland Garros

Em seguida, entre os meses de maio e junho, ocorre o Roland Garros, provavelmente o Grand Slam mais conhecido pelo povo brasileiro. Afinal, foi neste campeonato que o maior tenista da história do Brasil, Gustavo Kuerten, obteve reconhecimento mundial — consagrando-se vencedor em três oportunidades (1997, 2000 e 2001).

Seu grande diferencial é a quadra de saibro, que, apesar de ser a mais comum do mundo, não é utilizada em nenhum outro Grand Slam. Ela é conhecida por provocar quiques mais altos, trocas mais longas e permitir que os atletas deslizem no chão para golpear a bola.

Disputado em Paris, o campeonato também conta com uma grande premiação em dinheiro para os campeões, com valor total de 2,2 milhões de euros — além, é claro, dos 2 mil pontos nos rankings.

Wimbledon

Ainda que todos os Grand Slams sejam competições de altíssimo nível e prestígio, nenhum deles é tão considerado e respeitado quanto Wimbledon — o torneio mais clássico do esporte. Isso acontece porque ele também é o mais antigo, sendo disputado desde 1877.

Outro diferencial também está no tipo de quadra; entre todos os Grand Slams, é o único que é disputado na grama. Ao contrário do saibro de Roland Garros, as quadras de grama do Wimbledon provocam pouco atrito com a bola, ajudando a acelerar a partida.

Por ser disputado em Londres, a premiação é em libras esterlinas, totalizando 1,7 milhão. Assim como os outros dois torneios citados anteriormente, o vencedor também ganha 2 mil pontos nos rankings.

US Open

Por fim, o último torneio do Grand Slam é o US Open, realizado em Nova Iorque entre os meses de agosto e setembro. Assim como acontece no Australian Open, as partidas são disputadas em quadras duras, proporcionando um jogo mais rápido que em outros tipos de quadra.

O US Open é um dos torneios de tênis mais antigos do mundo, sendo disputado desde 1881.

Sua premiação também é extremamente atrativa, com 3,85 milhões de dólares em prêmios pagos aos vencedores. Seguindo o padrão dos outros Grand Slams, os campeões também ganham 2 mil pontos nos rankings.

E você, já conhecia todos os Grand Slams disputados mundialmente? O que achou das informações que trouxemos? Caso tenha gostado do texto e queira receber ainda mais, basta seguir a Escola Guga no Facebook e no Instagram!