Microfranquia: o que é isso?

Microfranquia: o que é isso?

Não há dúvidas de que o modelo de franquias veio para revolucionar o mercado. Com ele, ficou muito mais fácil aproveitar a oportunidade de abrir a própria empresa. Afinal, o investimento necessário é bem menor do que a abertura de um negócio do zero. E, para quem deseja empreender com um investimento inicial mais baixo, existe o modelo de microfranquia.

Microfranquias são, como o próprio nome sugere, uma variação do modelo de franquias. Mas quais são as principais diferenças? Como elas funcionam? Quanto é necessário investir? Continuam tendo as mesmas vantagens que as franquias convencionais?

Neste texto, nós respondemos todas estas perguntas, mostrando como uma microfranquia pode ser benéfica para você. Continue a leitura e entenda todas as vantagens!!

O que é microfranquia?

Microfranquia é um modelo de franchising o qual exige um investimento inicial inferior ao das tradicionais franquias.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade brasileira responsável por estabelecer padrões para a prática de franchising no país, garantindo a seriedade do sistema, uma microfranquia se caracteriza pelo baixo investimento inicial, sendo ele abaixo de R$ 80 mil.

Na maioria dos casos, estamos falando de empresas um pouco menores, mas ainda assim conhecidas, com uma linha de processos muito bem definida e, basicamente, com os mesmos benefícios que uma franquia oferece — com o diferencial do menor investimento.

Além disso, a categoria das micro franquias está em constante ascensão. De acordo com um estudo realizado pela própria ABF, o número de marcas que oferecem a opção de microfranchising aumentou quase 50% entre os anos de 2013 e 2016. À época, eram mais de 500 marcas em todo o Brasil com este modelo de negócio. Ademais, a pesquisa também expôs que 36% das redes franqueadoras têm interesse nesta categoria de franquias para novas possibilidades de investimento.

Quais são as vantagens em relação a franquias maiores e outras empresas?

Quando comparamos uma microfranquia com as franquias convencionais, a grande vantagem a qual já citamos mais de uma vez neste texto é o baixo valor de investimento inicial, permitindo que este modelo seja o mais acessível a novos empresários.

Além disso, uma microfranquia tem  baixo custo operacional e uma operação mais simplificada que uma franquia convencional. Quando se adquire este modelo de negócio, você ainda conta com suporte na implementação, apoio operacional e de gestão, treinamentos contínuos para otimização dos processos, controle de qualidade e diversas outras facilidades que fazem toda a diferença na conquista do sucesso da empresa.

Conheça as possibilidades da Escola Guga Tênis

Viu como investir em uma microfranquia pode ser altamente benéfico? Mas, ainda assim, é possível que você não saiba qual franqueadora escolher, certo? Agora, nós te trazemos uma ótima opção: investir no esporte com a Escola Guga.

Com o avanço da tecnologia, muitas coisas mudaram, mas o hábito de praticar esportes continua sendo uma constante. Junte isso ao crescimento que a prática do tênis tem tido no Brasil e a opção de abrir uma escola de tênis se mostra muito atrativa e interessante.

Conosco, você ainda pode escolher entre algumas alternativas de modelos de negócio. É possível virar a bandeira de uma academia de tênis já existente ou começar uma Escola Guga do zero, seja construindo a estrutura ou aproveitando uma quadra pronta que ainda não tenha gestão.

Além disso, você já estará começando sua empresa levando o nome do maior atleta de tênis na história do Brasil: aquele que já foi o melhor do mundo e conquistou 3 títulos em Roland Garros, Guga Kuerten.

Já são 13 anos de experiência na estruturação e administração das unidades Escola Guga, contanto com toda a expertise de nosso tricampeão, trazendo sua vivência de quadra para uma proposta inovadora e diferenciada — além dos demais benefícios que já tratamos ao longo do texto.

Venha fazer parte deste time de sucesso! Já somos mais de 50 unidades em todas as regiões do Brasil! Para saber mais, é só entrar em contato conosco!

E, por fim, caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdos sobre franquias, siga-nos no Instagram, Facebook ou LinkedIn!