NUTRIÇÃO E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

NUTRIÇÃO E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

No Brasil, a prevalência de excesso de peso tem sido considerada um problema de saúde pública por conta de sua relação com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, tais como diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica.

Neste contexto, a população de crianças e adolescentes também tem sido alvo de preocupação, isso porque levantamentos epidemiológicos apontam para aumento da prevalência dessas complicações de saúde também nessas faixas etárias. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, do ano de 2015, cerca de 23,7% dos escolares da faixa etária de 13 a 17 anos, apresentava excesso de peso.

Diante deste problema de saúde pública, a alimentação adequada e saudável, bem como a prática de atividade física, é considerada um dos fatores de prevenção e promoção da saúde. Por isso, o diálogo entre nutrição e educação é apontado por diversas organizações de saúde como uma estratégia de prevenção e promoção dos hábitos alimentares saudáveis.

A educação alimentar e nutricional é um campo de conhecimento e de práticas que reforça a importância de dialogar junto de indivíduos e de grupos da sociedade sobre nutrição e educação, de forma permanente, transdisciplinar, intersetorial e multidisciplinar, com a finalidade de estimular maior senso crítico, autonomia e, por consequência, escolhas alimentares mais saudáveis.

A construção de hábitos alimentares passa por diferentes ciclos ao longo da vida. Desde a formação de hábitos alimentares na infância até o gradual aumento da autonomia na adolescência, a escola representa um ambiente propício para o diálogo entre nutrição e educação.

Na escola, os alunos estão expostos a atividades pedagógicas que podem abordar a temática de alimentação e nutrição, assim como, podem realizar boa parte de suas refeições em cantinas escolares. Dessa forma, a escola Guga Tênis reconhece a importância de estimular o diálogo entre nutrição e educação no ambiente escolar estimulando a construção de hábitos de vida mais saudáveis.

Referências:

Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.

Pesquisa nacional de saúde do escolar: 2015 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. – Rio de Janeiro: IBGE, 2016.