O CRESCIMENTO DO SETOR DE FRANQUIAS NO BRASIL

O CRESCIMENTO DO SETOR DE FRANQUIAS NO BRASIL

Como todos sabem, vivemos uma época de período de recessão na economia brasileira. A instabilidade, falta de confiança entre outros fatores, levaram o Brasil a um cenário de cautela nos investimentos e, também, alta taxa de desemprego. No entanto, mesmo durante o período de crise, investir no segmento de franquias ainda é considerado uma boa aposta. E o modelo de negócios ainda ganhou destaque pelos bons números apresentados em pesquisas sobre o setor.

Os números de 2015 para o setor de franquias foram contra o cenário econômico em que o país enfrentou. Com um crescimento total de 8,3% quando comparado ao ano anterior (2014), o faturamento alcançou a marca de R$ 139,6 milhões, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Além disso, o setor possibilitou a criação de mais de 90.000 postos de trabalho no Brasil, totalizando 1,189 milhão de trabalhadores diretos.

Em 2016, o desempenho do setor de franquias continua crescendo. De acordo com a ABF, houve um crescimento nominal de 7,6% na receita do setor no 1º trimestre deste ano comparado ao mesmo período de 2015. No qual o faturamento de R$ 31,331 bilhões subiu para R$ 33,709 bilhões.

Esse fator de sucesso é atribuído às alternativas encontradas pelas redes em destacar-se nos períodos desafiadores, como a elaboração de “promoções, campanhas de incentivo, revisão de mix de produtos, renegociação com fornecedores, identificação de novos mercados e até o desenvolvimento de novos modelos de negócios”, indica Cristina Franco, Presidente da ABF.

Dentre as alternativas encontradas, as microfranquias tomam posição de relevância pelo baixo custo inicial que apresentam. O valor inferior de investimento é adequado ao orçamento disponível dos brasileiros durante o período de crise. O perfil dos candidatos a entrarem para o sistema de franquias através do investimento em uma microfranquia, pode variar desde investidores procurando por um negócio que traga grande retorno, e até mesmo aos desempregados que buscam uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho.

Podemos observar que o modelo de negócios franquias é uma boa forma de investimento quando comparado à outros. E ainda, para os interessados, o momento é apropriado para começar a pensar em adquirir uma franquia, pois a projeção para os números do setor em 2017 continua a apontar bons resultados! Já pensou em entrar para o sistema de franquias?