POR QUE AS PRÓPRIAS CRIANÇAS DEVEM LANÇAR A BOLINHA?

POR QUE AS PRÓPRIAS CRIANÇAS DEVEM LANÇAR A BOLINHA?

No tênis, as habilidades fundamentais de arremessar e recepcionar são indispensáveis e primordiais aquisições a adquirir por parte das crianças entre os 5 e 8 anos. A partir dos 7 anos, conforme afirma Gallahue em seus estudos sobre crescimento e desenvolvimento motor, as crianças atingem uma natural maturidade para que a fase de habilidades especializadas de desenvolvimento, caracterizada pela capacidade organizada de combinar habilidades fundamentais, seja adquirida.

Sabendo disso, e também do fato de o tênis utilizar muitas habilidades combinadas, como correr e frear, movimentar-se em duplo ritmo, saltar e arremessar, deslocar-se e recepcionar/arremessar, é imprescindível que os alunos tenham a oportunidade de realizar exercícios, brincadeiras e atividades com seus próprios colegas de aula.

Ao se trabalhar com os colegas de turma comandando os lançamentos, conseguimos atingir objetivos sociais importantes, como a construção do saber lidar com ser liderado e liderar, respeitar o limite do próximo, incentivar o melhor do próximo.

Quando um colega realiza as projeções para outro, é possível trabalhar, de forma real e variável (como de fato são os tipos de bola que o adversário rebate durante uma partida), os diferentes tipos de lançamento. Tal fato força o aluno que recepciona as bolinhas a utilizar uma boa movimentação e a coordenar sua visão com suas habilidades manuais (coordenação óculo-manual).

Combinar habilidades fundamentais é uma capacidade adquirida pelas crianças a partir dos 6/7 anos, sendo presente até a transição para os 9 anos. Esta capacidade de perceber o mundo e as ações de maneira mais ampla e combinar ações a fim de atingir seus objetivos, e transferir as habilidades adquiridas para o jogo de tênis.

Clicando aqui, você pode assistir o vídeo de crianças de 7 anos realizando seu aquecimento por meio da combinação de duas atividades:

1. O líder deve dizer a cor que o comandado deve tocar com os pés, enquanto o comandado executa movimentação em início de Duplo Ritmo, sem tocar os calcanhares no chão. No comando de Já” do líder, o comandado realiza um Split Step e parte para a segunda atividade…
  2. Chuva de bolinhas, onde o comandado deve recepcionar as bolinhas que o líder lançará, devolvendo-as na direção do mesmo.