QUAIS SÃO OS TIPOS E MEDIDAS OFICIAIS DE QUADRAS DE TÊNIS?

QUAIS SÃO OS TIPOS E MEDIDAS OFICIAIS DE QUADRAS DE TÊNIS?

Seja para construir a sua própria ou simplesmente para ter uma melhor noção quando estiver jogando e conseguir treinar com ainda mais eficiência, é importante saber quais são as medidas oficiais de quadras de tênis.

No caso dos treinos, saber quais são esses números ajuda a ter uma maior noção espacial, facilitando o pensamento rápido de estratégias de jogo. Já no caso da construção, este conhecimento garante que a sua quadra de tênis não fuja do padrão e você esteja sempre jogando como se estivesse em uma competição internacional.

E foi pensando nisso que nós elaboramos este texto. Abaixo, a Escola Guga Tênis te conta quais são as medidas oficiais de quadras de tênis — passando por todas as principais modalidades do esporte.

Você verá as medidas de quadras para jogos de simples, duplas e até mesmo beach tennis. Ficou curioso e quer aprender de vez as medidas oficiais de quadras de tênis? Então continue a leitura abaixo e descubra!

Medidas oficiais de quadras de tênis

Para jogos de simples, isto é, individuais, a medida oficial é de 23,77 metros de comprimento por 8,23 metros de largura. Este espaço da largura é delimitado pelas linhas internas, como você pode ver na imagem abaixo:

As linhas externas, aquelas de 10,97 metros, por sua vez, delimitam a medida oficial da largura para jogos em duplas.

Como é necessário ter mais espaço para que todos os jogadores consigam se movimentar com mais liberdade, ela precisa ser levemente maior que a quadra de simples.

Isso significa que as medidas oficiais de quadras de tênis para jogos em dupla são 23,77 metros de comprimento por 10,97 metros de largura.

No entanto, há um detalhe que não pode ser esquecido: essas medidas consideram apenas o espaço interno; mas é necessário haver uma margem de segurança consideravelmente ampla além desses números. Portanto, se o seu plano for construir uma quadra de tênis, faça-a com, pelo menos, uma área de 36 metros de comprimento por 18 metros de altura.

Por último, não podemos deixar de citar o tamanho das redes. As quadras de tênis são divididas ao meio por uma rede com 0,914 m de altura, considerando o centro. Ela é suspensa por um cabo ligado a dois postes de 1,07m de altura, um em cada canto da quadra. A altura da rede pode ser regulada nos postes que a suspendem e na alça central da rede.

É importante dizer que esta alça central deve ser branca, assim como a faixa superior que reveste o cabo na parte de cima da rede.

Segue a medida desses materiais:

Medidas das linhas nas quadras de tênis

As linhas em ambos os fundos da quadra são chamadas de linhas de base, ou simplesmente linhas de fundo. As laterais da quadra são chamadas apenas de linhas laterais.

Duas linhas, uma em cada lado da quadra, são situadas a uma distância de 6,40m da rede e paralelas a ela. Estas linhas são chamadas de linhas de saque. Cada um desses lados da quadra é dividido ao meio por mais uma linha, paralela às linhas laterais, formando as áreas de saque.

As linhas de fundo são divididas ao meio por uma marca central de 10 cm de comprimento. Esta marca deve ser feita na parte de dentro da quadra, paralela às linhas laterais.

Destacamos a seguir as medidas das linhas:

Medidas oficiais de quadras de beach tennis

Considerando que o beach tennis é uma modalidade que tem crescido muito nos últimos anos — e que ele também é praticado na Escola Guga Tênis —, não poderíamos deixar de mostrar as medidas oficiais de quadras de tênis e beach tennis.

Aqui, elas são muito mais regulares que as do tênis de quadra. O tamanho oficial levando em conta apenas a parte delimitada pelas marcações é de 16 metros de comprimento por 8 metros de largura.

Contudo, ela também exige uma margem de segurança, sendo mais 3 metros de largura e de comprimento. Sendo assim, o tamanho total passa a ser de 19 metros de comprimento por 11 metros de largura.

A altura da rede também é bem diferente da que observamos no tênis de quadra — tendo quase o dobro do tamanho. A medida é de 1,70 metro de altura.

Recapitulando

Para facilitar, resolvemos reunir todas as informações a respeito de medidas oficiais de quadra de tênis em um último tópico. Então, para não esquecer mais:

E aí, gostou de descobrir as medidas oficiais de quadras de tênis? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo, siga a Escola Guga Tênis no Facebook e no Instagram!