RESPEITAR O RITMO DE CADA INDIVÍDUO

RESPEITAR O RITMO DE CADA INDIVÍDUO

Assim na vida como no tênis, as pessoas possuem maneiras e tempos diferenciados de aprendizado e desenvolvimento. No desenvolvimento motor, os indivíduos possuem ritmos  próximos de crescimento maturacional, mas cada qual evolui conforme suas próprias predisposições genéticas e também de acordo com os estímulos externos que o ambiente de aprendizado lhes possibilitam. Crianças com a mesma idade biológica, portanto, podem ter estatura e massa corporal diferentes e níveis de desenvolvimento cognitivo parecidos, assim como crianças podem ter a mesma estatura e massa corporal e diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo. Assim, é fundamental aos educadores estudar os canais de aprendizado (sinestésico, visual e auditivo) transmitir as informações via cada canal para que os alunos possam compreender as informações transmitidas e consigam aprender os novos conceitos da maneira que melhor lhes convém. Aos educadores e familiares, é imprescindível entender seus alunos e incentivá-los a sempre tentar buscar o melhor possível a cada aula. O processo de evolução, independentemente do tempo que levar, deve ser constante e divertido para todos.