ROTINAS E HÁBITOS SAUDÁVEIS EM PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

ROTINAS E HÁBITOS SAUDÁVEIS EM PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Há algum tempo, o mundo vem revendo alguns conceitos sobre a modernidade, o ritmo de cada ser humano, seus principais afazeres, metas pessoais e profissionais, aumento de qualidade de vida e uso do tempo, produtividade e felicidade.

De modo geral, é importante falar como pequenos hábitos e pequenas rotinas, feitas diariamente de maneira simples e eficiente, podem influenciar positivamente a qualidade de vida de um praticante de esporte e atividade física. Como o autor do livro “ O poder do hábito”, Charles Duhigg, coloca, os hábitos aparecem e permanecem conosco porque o cérebro está sempre procurando uma maneira de gastar menos energia.

O cotidiano de praticantes de atividade física, assim como os hábitos, também é construído por meio de disciplina, repetição e organização. Hábitos conscientes, como o de comer de maneira saudável, programada e organizada, podem promover melhores combustíveis para as práticas esportivas. Um modo de tornar a alimentação mais saudável, antes de qualquer coisa, é procurar um profissional de Nutrição para auxiliar no processo de educação ou reeducação alimentar. Organizar as comidas de maneira antecipada (escolhendo um dia da semana só para isso) pode poupar o tempo necessário e suficiente para sairmos 10 minutos mais cedo de casa que o previsto e assim chegar com calma para se preparar para a prática esportiva.

No trabalho, trabalhar com listas de prioridade e organizar tarefas para uma melhor produtividade podem, além de poupar minutos de ausência de concentração e render mais nas metas profissionais, evidenciar um termo bastante utilizado nos dias de hoje, o foco. Esse foco no trabalho, primeiro de maneira inconsciente, pode trazer inúmeros benefícios para os esportes. Por exemplo, quando jogamos tênis, é preciso manter o foco e atenção na bola a fim de executar melhores golpes e táticas. Organizar e permanecer focado numa estratégia em quadra pode ser fruto das listas criadas no trabalho, mesmo que não consigamos relacionar essas práticas num primeiro momento.

Por fim, uma rotina que deve ser construída e respeitada de maneira não menos importante que as demais apresentadas, é o descanso. O sono também é um ótimo indicativo de qualidade de vida a vida de uma pessoa. Ter uma rotina diária de sono, com horas suficientes de descanso profundo, comprovadamente traz benefícios ao ser humano, desde a recuperação muscular pós prática até a internalização de novos conceitos, aprendidos dentro e fora das quadras, por exemplo. Uma interessante é usar os aplicativos de função “Hora de dormir” dos celulares. Dessa forma, começamos a repetir nossos horários de dormir e acordar e poderemos, já a curto prazo, perceber melhoria na disposição diária.

Aumentar a qualidade de vida, então, implica em gerir melhor o tempo, aproveitar melhor o tempo que nos é dado, comer de forma adequada e respeitar o sono e o descanso. Mas, não custa lembrar: hábitos e rotinas são práticas úteis que foram repetidas e permitiram ao nosso cérebro ter o prazer de economizar energia e poder performar de maneira cada vez mais eficiente.

Assista no Youtube a dica completa de nossa Franqueada Alyne da Unidade Escola Guga em Sorocaba  CLIQUE AQUI