RÓTULOS DE ALIMENTOS: COMPREENDER É PROMOVER SAÚDE

RÓTULOS DE ALIMENTOS: COMPREENDER É PROMOVER SAÚDE

Recentemente falamos em algumas publicações do blog sobre o que é a alimentação adequada e saudável. Dentro dessa temática, um aspecto muito importante mencionado foi o desenvolvimento do senso crítico e da autonomia alimentar pelos jovens e suas famílias, porque isso poderá refletir em melhores escolhas alimentares.

Nesse sentido, os rótulos de alimentos são ferramentas úteis no processo das escolhas alimentares. Entretanto, a leitura de rótulos não é tão simples quanto deveria ser. Por mais que a legislação brasileira tenha normas definidas quanto a elaboração de rótulos de alimentos, as nomenclaturas difíceis, os tamanhos reduzidos de letra do texto e mensagens apelativas ainda são algumas das dificuldades que os consumidores enfrentam quando tentam interpretar e compreender os rótulos de alimentos.

A fim de tornar as informações mais visíveis e legíveis ao consumidor, em 2019 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu uma consulta pública para propor mudanças nos rótulos de alimentos e prevê a divulgação dos resultados para o primeiro semestre de 2020.

Enquanto isso, aqui vão algumas dicas para auxiliar você e sua família a compreender melhor os rótulos de alimentos e também para promover saúde dentro e fora do ambiente escolar.

A leitura e interpretação de rótulos é um conteúdo que pode ser inserido no processo pedagógico de crianças e adolescentes com intuito de torná-los adultos mais críticos e conscientes quanto a sua alimentação. Compreendendo o potencial de promover saúde, a Escola Guga Tênis tem incentivado diálogos entre nutrição e educação, buscando atender o desenvolvimento biológico e social de seus alunos.

Referências:

Miller, M.S. Lisa; Cassay, L. Diana. The effects of nutrition knowledge on food label use. A review of the literature. Rev. Appetite, vol, 92, pg 207-216. 2015

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec.org.br, 2019. Associação de consumidores sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos. Disponível em: <idec.org.br>. Acesso em: 09 de dezembro de 2019.