3 tipos de saque para você praticar

3 tipos de saque para você praticar

Assim como qualquer outra modalidade, a técnica do tênis é composta por alguns fundamentos, sendo o saque um dos mais importantes. Como o saque é o movimento que coloca a bola em jogo, ele pode influenciar o resultado do game, tanto positiva quanto negativamente.

Com o objetivo de ter um melhor desempenho, vários atletas apostam em tipos de saque diferentes para surpreender o adversário. Afinal, dependendo de como a bola chega para o jogador, pode ser difícil rebatê-la e manter-se em uma posição confortável para o próximo movimento.

E isso, por si só, mostra por que nenhum atleta deve deixar de treinar os diferentes tipos de saques existentes. Caso você não saiba, existem três, denominados de: chapado, slice e spin. Neste texto, a Escola Guga explica o que é cada um deles — para que você também possa treiná-los e se tornar um jogador cada vez mais técnico e audaz.

Além disso, ainda mostramos — em números — a importância do saque para o tênis. Continue a leitura e acompanhe!

A importância do saque para o tênis

Como mencionado anteriormente, o saque pode influenciar toda a pontuação de uma partida de tênis. Contudo, não somos apenas nós que afirmamos isso; estudos e pesquisas confirmam o fato — como demonstrado pelo profissional de Educação Física Paulo Henrique França Alves.

Em sua pesquisa denominada “A Influência do Saque sobre a Pontuação no Jogo de Tênis em Nível Profissional”, que pode ser acessada através deste link, o autor analisou dados de 1569 ações realizadas por 12 diferentes jogadores, em um total de 11 jogos de torneios nível Challenger da ATP.

A conclusão da pesquisa mostrou alguns números interessantes:

“Os resultados mostraram que os jogadores vencem 64,9% dos pontos quando estão sacando, sendo que 60,1% desses são ganhos devido à eficiência do saque. […] Foi possível ainda, verificar que a direção aplicada ao saque foi mais eficaz quando aberta e no centro da quadra, ambas com mais de 70% de êxito. Quando o saque foi direcionado no corpo do adversário, os sacadores venceram apenas 53,9% dos pontos”.

Quais são os 3 tipos de saque?

Agora que você já entendeu a importância do fundamento, vamos aos tipos de saque que você deve praticar!

Chapado

Saque chapado, ou flat, é o nome que damos para o movimento que faz com que a bola tenha uma trajetória mais reta e com alta velocidade. Por mais que a velocidade dificulte a resposta do adversário, ele é um saque arriscado, visto que passa sobre a rede com uma margem de segurança menor.

Além disso, é importante ressaltar a questão da velocidade. Ela realmente é um benefício em quadras mais duras, porém a bola perde bastante da sua velocidade ao quicar em uma quadra de saibro.

Diferente dos próximos, o saque chapado costuma ser o mais praticado pelos atletas no primeiro serviço. Como ele é mais arriscado, faz sentido que os outros sejam escolhidos para o segundo serviço.

Slice

O slice, por sua vez, é o saque em que a bola faz um efeito de dentro para fora da quadra, em jogadores destros, exigindo que o adversário se desloque para rebater e, consequentemente, perca sua posição.

Como a bola pode deslizar pelo solo logo após quicar, este saque pode ser utilizado com eficácia em todos os tipos de quadra.

E ainda há a questão do vento. No saque slice não é necessário que a bola seja lançada muito alta, sendo uma boa opção em dias de vento mais forte.

Spin

Por fim, há o saque spin, também conhecido como kick, que também é muito utilizado no segundo serviço. Seu efeito é praticamente o oposto do slice; enquanto no anterior a bola mal quica, aqui ela tem um quique alto. Apesar de completamente diferente, este saque também dificulta bastante a resposta do adversário e é muito eficaz, especialmente em quadras de saibro.

A dificuldade está na altura e aceleração da bola. Devolver uma bola alta pode ser bem desconfortável, além de exigir um deslocamento considerável do atleta. Além disso, no saque spin a bola passa mais alta sobre a rede, trazendo muita segurança, além de possibilitar abrir a quadra com ângulos incríveis.

E você, já conhecia os tipos de saque? Saiba que, praticando-os, você será capaz de elevar ainda mais o nível do seu jogo. Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo dicas, é só seguir a Escola Guga no Facebook e no Instagram!