UNA-SE À TECNOLOGIA E ENVOLVA AS CRIANÇAS EM QUADRA

UNA-SE À TECNOLOGIA E ENVOLVA AS CRIANÇAS EM QUADRA

Não é nenhuma novidade que as atividades recreativas e esportivas diárias são uma realidade cada vez mais distante na vida das crianças do século XXI.
Correr, saltar, rastejar, subir em árvores, praticar atividades esportivas ao ar livre e interagir em brincadeiras em grupo vêm sendo trocadas por toques e cliques em tablets, aparelhos telefônicos ultramodernos, videogames e jogos eletrônicos realísticos que imitam as várias modalidades esportivas.
A pergunta, no mundo das escolinhas esportivas, permanece a mesma: como concorrer com o grande poderio que é a influência da tecnologia na vida das crianças e mantê-las praticando atividades físicas regulares?

Entender e praticar tênis – uma atividade física intensa, com muitos movimentos complexos e de rápidas tomadas de decisão -, tem sido tarefa difícil num mundo no qual se prefere optar pela tarefa corporal “preguiçosa”, promovida pelos exageros que a tecnologia pode permitir.
De forma organizada, desafiadora e construtiva, a tecnologia pode se tornar uma grande aliada no fomento ao desenvolvimento integral das crianças. Os jogos eletrônicos permitem a elas recomeçar processos, envolverem-se em completar tarefas com precisão e lógica, serem resilientes, abraçarem os desafios e entenderem que o processo para resolver uma situação problema vale muito mais do que o simples resultado final apresentado.

Abaixo, seguem 2 dicas para trabalhar conjuntamente os objetivos de desenvolvimento técnico e tático de tênis usando a tecnologia como grande parceira:

1)    Assista aos programas de TV e filmes que elas assistem. Entender o ambiente que rodeia o imaginário das crianças é uma grande arma a favor do educador. Aproveite para assistir a todos os programas, desenhos, filmes, animações que cada faixa etária mais gosta. Analise o que mais atrai em cada um deles e, intuitivamente, introduza os nomes das personagens, relacione os desafios e objetivos das atividades com os desafios vividos nos desenhos e filmes. Criar essa interação e desafiar as crianças a vencerem os desafios do jogo de tênis com suas personagens favoritas as estimulará a continuar praticando atividades físicas de maneira regular e prazerosa.

2)    Utilize aplicativos relacionados ao tênis. Atualmente, existem inúmeros aplicativos interativos que marcam o placar, permitem que uma competição seja organizada e tenha os placares de início sorteados por meio do uso de dadinhos. É possível mostrar vídeos de jogadas que eles mesmos fizeram, além de possibilitar que eles mesmos criem suas próprias jogadas favoritas e determinem alvos e objetivos para as atividades propostas. Alguns aplicativos como o Scoreboard, JustDice, TennisBoard, Ubersense, TennisScore são opções estratégicas para tornar a aula de tênis um ambiente mais agradável e divertido para as crianças, além de transformá-las ainda mais em protagonistas de seu próprio processo de desenvolvimento.

De maneira geral, não podemos deixar de usar a tecnologia e apenas trabalharmos conceitos técnicos, táticos, físicos e mentais do jogo de tênis. É preciso entender que a tecnologia é um alicerce forte na vida das crianças de hoje em dia e que nós, formadores de pessoas, devemos dosar e equilibrar seu uso na vida das crianças, a fim de torná-las cidadãs prontas e integralmente desenvolvidas, com conceitos afetivos, físicos e sociais muito bem integrados. Aproveitar o melhor de cada âmbito é nossa missão!