"O Guga" – The legendary victory of Gustavo Kuerten in 1997- Roland-Garros

FFT HOMENAGEIA GUGA COM MINI-DOCUMENTÁRIO SOBRE OS 20 ANOS DO PRIMEIRO TÍTULO EM ROLAND GARROS

Gustavo Kuerten comemora em 2017 o aniversário dos 20 anos de sua vitória inédita em Roland Garros. E para relembrar os detalhes da campanha de Guga em 1997, a Federação Francesa de Tênis (FFT) produziu um mini-documentário para homenagear o brasileiro que aos vinte anos surpreendia o mundo ao vencer o espanhol Sergi Bruguera, na final do Grand Slam francês. Com o título “O Guga – The legendary victory of Gustavo Kuerten in 1997- Roland-Garros”, o material gravado em Florianópolis é mesclado por imagens do acervo da família, jogos e bastidores da primeira experiência de Guga como campeão.  Gravado em março, o mini-doc traz, em pouco mais de 19 minutos, depoimentos dos personagens que acompanharam de perto o desafio do tenista catarinense que marcou definitivamente a história do tênis mundial. 

Além de reflexões do próprio Guga que considera a vitória de 1997 “a maior façanha da minha carreira”, o vídeo da FFT, apresenta os bastidores das duas semanas que antecederam a final do dia 8 de junho de 1997. O irmão Rafael Kuerten, responsável pelo gerenciamento da carreira de Guga desde o início, recorda momentos cruciais vividos pelo tenista brasileiro que entrava em quadra com o memorável uniforme azul e amarelo. D. Alice Kuerten conta detalhes da personalidade de Guga e de como a família lidou com a morte do pai, Aldo Kuerten, quando Guga tinha apenas oito anos. Ela assistiu em casa os jogos ao lado do filho caçula, Guilherme, antes de embarcar com a mãe D. Olga para Paris para acompanhar a semifinal contra o belga Filip Dewulf e, na sequência, testemunhar Gustavo Kuerten erguendo pela primeira vez a Copa dos Mosqueteiros.    

O vídeo traz ainda o depoimento de Carlos Alves, um dos primeiros professores de tênis, na quadra da Astel, onde Guga começou a praticar o esporte aos seis anos, e Sérgio Vianna, amigo de infância do tricampeão de Roland Garros. A entrevista com Guga foi gravada em dois momentos distintos: na Sala de Troféus do Grupo Guga Kuerten que reúne boa parte dos troféus e da memorabília da trajetória do tenista, e na quadra de saibro do Hotel Maria do Mar, local especial para Guga já que foi construída há quatro mãos. Ele e Larri Passos, decidiram construir a quadra para poder ter “um local para treinar com toda a liberdade”. Quadra onde o então “futuro” campeão de Roland Garros se dedicou com garra para poder chegar até a final do Aberto da França e protagonizar uma “partida irretocável”, segundo definição do tenista que se despediu do circuito profissional em 2008, com 20 títulos em simples e 8 em duplas.

O Guga – The legendary victory of Gustavo Kuerten in 1997- Roland-Garros está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KIyqL6XY5R4

Últimas Notícias: