Entendendo as pontuações do tênis e beach tennis

Entendendo as pontuações do tênis e beach tennis

Tempo de leitura: 10 minutos

O tênis já é um velho conhecido de quem procura um esporte para queimar calorias, fortalecer a musculatura ou simplesmente desenvolver uma melhor coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Um esporte completo e democrático, que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade!

Porém, nos últimos anos, uma outra modalidade vem ganhando adesão de muitos novos atletas: o beach tennis. No primeiro momento é normal encontrarmos algumas similaridades entre os dois esportes, e temos a tendência de achá-los parecidos, mas suas características e particularidades os tornam esportes únicos.

A começar pelo ambiente, pois enquanto o tênis é praticado em quadras de saibro, grama ou piso, conhecida como quadra rápida, o beach tennis é praticado somente em quadras de areia.

Outra singularidade está na pontuação destes esportes. Ainda não conhece as regras básicas que regem estas práticas esportivas? Então venha entender como funcionam as pontuações do tênis e beach tennis!

O que você precisa saber sobre a pontuação do tênis

O placar dos jogos de tênis funcionam através de pontos, games e sets. Um conjunto de pontos é correspondente a um game. A contagem dos pontos é feita da seguinte forma: primeiro ponto (15), segundo ponto (30), terceiro ponto (40) e quarto ponto que corresponde a game. Caso ocorra um empate 40 a 40, vence o game quem fizer dois pontos seguidos, exceto quando a regra do torneio, ou mesmo em um jogo amador, estipula que é sem vantagem (no advantage), vencendo o game quem fizer o ponto primeiro!

Um conjunto de games é igual a um set. O atleta que conseguir seis games primeiro com dois a frente do oponente vence um set. Caso os tenistas empatem os games em 5×5, são admitidos mais dois games para que um dos oponentes, vencendo os respectivos dois games, vença a partida. Se a partida chegar em um empate de 6×6 games, vamos para o chamado “tie-break“.

No tie-break, diferentemente da contagem normal de pontos, que são 15, 30 e 40, eles são contados pela ordenação simples dos números, 1, 2, 3, 4, e por aí vai. Vence o tie-break e, consequentemente o set, o atleta que fizer sete pontos primeiro, devendo necessariamente ter dois pontos de vantagem.

Caso o empate persista em 6×6, os tenistas continuam jogando até que um deles consiga dois pontos de vantagem.

Diferença entre os esportes

O saque também apresenta algumas particularidades nas pontuações do tênis e beach tennis. Quer entender melhor como funcionam? No tênis, os jogadores sacam durante 1 game completo. O saque é chamado de “serviço” e o jogador tem até duas chances para acertar o seu serviço. Se errar duplamente no serviço, a jogada é considerada uma dupla falta e é acrescido um ponto para o adversário.

Ainda existem outras curiosidades que vão além das pontuações do tênis e beach tennis. Isso porque a modalidade da bolinha amarela, como mencionado no início do texto, pode ser praticada em diferentes tipos de quadra. Estas, são divididas por uma rede com 0,914m de altura e podem ser reguladas nos postes laterais que possuem 1,07 m de altura.

Beach Tennis: esporte em alta no Brasil

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o tênis, saiba também algumas regras do beach tennis, criadas pela International Tennis Federation (ITF), que no Brasil é gerido pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Algumas delas repetem o que já é feito no tênis de quadra, mas os pontos e os saques apresentam importantes diferenças.

No saque, o jogador tem apenas um serviço, podendo escolher se posicionar ao longo da linha de base e direcionando a bola na quadra adversária. Se a bola ficar na rede ou ir para fora da quadra, o ponto vai para o adversário. Se bater na rede e cair na quadra do rival, o ponto é válido.

A rede utilizada também é um pouco mais alta que a do tênis, tendo geralmente 1,70 m de altura. Já a raquete é parecida com a de pádel, normalmente feita com fibras de carbono. A bolinha, com menor pressão, é na cor laranja.

Pontuação do beach tennis

Agora, que tal ficar por dentro do que realmente movimenta o jogo? Vamos apresentar as regras que interferem na pontuação da partida.

A contagem é igual ao tênis: 15, 30, 40 e game. Ou seja, o primeiro ponto marca-se 15, o segundo ponto marca-se 30, no terceiro marca-se 40 e no quarto ponto ganha-se o game. Diferente do tênis, não há vantagem caso os jogadores empatem por 40 a 40. Quem fizer o próximo ponto vence o game!

A partida pode ser realizada em: um set simples até 6 games – se empatar 5×5, vai a 7 e se empatar 6×6, disputa-se um tie-break de 7 pontos; um set longo até 8 games – se empatar 7×7 vai a 9 e se empatar 8×8, disputa-se um tie-break de 7 pontos; ou melhor de 3 sets, com terceiro set para definir, ou melhor de 3 sets com um super tie-break – até 10 pontos – para definir o vencedor.

Gostou de saber as diferentes pontuações do tênis e beach tennis? Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo este tipo de conteúdo, é só seguir a Escola Guga no Facebook e no Instagram!