TÊNIS NOS JOGOS OLÍMPICOS: HISTÓRIA E CURIOSIDADES

TÊNIS NOS JOGOS OLÍMPICOS: HISTÓRIA E CURIOSIDADES

Os Jogos Olímpicos, chamados por muitos apenas de Olimpíadas, são um verdadeiro fenômeno mundial — especialmente para os amantes de esportes. Realizados a cada 4 anos, eles já marcam presença ao redor do mundo desde antes do início do século XX. Mas, e quanto ao tênis nos Jogos Olímpicos? É praticado desde quando? Quem são os maiores campeões?

Essas e muitas outras perguntas serão respondidas ao longo deste texto. Se você, assim como nós, gosta de acompanhar as maiores partidas de tênis nos Jogos Olímpicos, hoje você vai conhecer a história da modalidade dentro da competição e alguns fatos curiosos que ocorreram ao longo dos anos.

Confira!

História do tênis nos Jogos Olímpicos

A história do tênis nos Jogos Olímpicos começa junto com a história da competição em si. As primeiras Olimpíadas foram realizadas em Atenas no ano de 1896, e o tênis já estava entre as modalidades disputadas. Nesta primeira edição, porém, apenas as categorias simples e duplas masculinas fizeram parte.

Já a partir da edição seguinte, em Paris no ano de 1900, a categoria simples feminino foi incluída. Na sexta edição, em 1920 na Bélgica, foi a vez da modalidade de duplas femininas.

Mesmo que esta história tenha começado cedo, ela foi interrompida por um tempo. Os Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, foram a última edição da “primeira fase” do tênis nas quadras olímpicas. Após este ano, as rígidas regras criadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) fizeram com que o esporte fosse excluído dos Jogos.

Foi somente em 1988, em Seul, que o esporte voltou oficialmente. Anos antes (México, 1968 e Los Angeles, 1984), ele até chegou a aparecer, mas apenas como esporte de demonstração. Desde 1988, porém, o tênis passou a ser disputado em todas as edições.

Curiosidades sobre o tênis nos Jogos Olímpicos

1. Quem disputa?

Você sabe como é a definição de quais atletas jogam? Tudo começa com a Federação Internacional de Tênis (ITF), que distribui 172 vagas. Cada país pode classificar até 12 tenistas; 6 homens e 6 mulheres. O máximo por país, porém, são 4 jogadores de simples e 2 equipes para duplas. Um único jogador pode estar no simples e nas duplas.

Na modalidade simples, jogam 64 atletas, sendo os 56 melhores colocados do Ranking Mundial da ATP e outros 6 de acordo com os critérios pré-definidos pela organização.

2. Países com mais medalhas

Sempre que falamos dos esportes disputados nas Olimpíadas, uma das curiosidades mais comuns diz respeito à quantidade de medalhas. Atualmente, quem possui mais medalhas é o Reino Unido, 43 no total — sendo 17 de ouro, 14 de prata e 12 de bronze.

Os Estados Unidos, por outro lado, são os líderes em medalhas de ouro, com 21. O total do país é um pouco menor, com 39 medalhas.

Outros países que figuram entre os maiores medalhistas do mundo são França, Rússia, África do Sul, Espanha, Alemanha, Suíça, Chile e Austrália. Mesmo estando nas primeiras colocações, nenhum deles chega perto dos dois primeiros.

3. Atletas com mais medalhas

Você sabia que as duas atletas com mais medalhas olímpicas no tênis são irmãs? Venus Williams, a primeira colocada e irmã mais velha, conquistou 5 medalhas, sendo 4 de ouro e 1 de prata. Já Serena Williams conquistou 4 medalhas, todas de ouro. Um fato curioso é que 3 das medalhas de ambas foram conquistadas quando as irmãs jogaram em duplas, em Sydney 2000, Pequim 2008 e Londres 2012.

Já no masculino, o tenista com mais medalhas é Reginald Doherty. Ele também conquistou 4 medalhas; 3 delas foram de ouro. A diferença é que, enquanto as conquistas das irmãs são recentes, as de Reginald são do século passado, nas primeiras edições das Olimpíadas.

4. Participações brasileiras

Outra curiosidade que não poderia ficar de fora é a participação do Brasil nos jogos. Das 16 edições em que o tênis fez parte, atletas brasileiros estiveram em 9. O maior tenista da história do Brasil, Gustavo Kuerten, participou da edição de 2000, em Sydney. Ele foi eliminado nas quartas de final pelo russo Yevgeny Kafelnikov.

Mesmo que tenha sido o maior tenista que nosso país já viu, a melhor campanha de um brasileiro no tênis olímpico não foi de Guga. O responsável por este feito foi Fernando Meligeni, que, em uma campanha histórica, chegou até a semifinal. Podemos afirmar que os dois atletas foram os principais fortalecedores do esporte para que ele chegasse até as Olimpíadas.

Infelizmente, o Brasil não possui nenhuma medalha olímpica no tênis.

E você, já conhecia algum pedaço da história do tênis nos Jogos Olímpicos? O que achou do texto? Caso tenha gostado e queira continuar recebendo conteúdo sobre o esporte, é só seguir a Escola Guga no Facebook e no Instagram!