7 BENEFÍCIOS DO ESPORTE PARA A SAÚDE

7 BENEFÍCIOS DO ESPORTE PARA A SAÚDE

Todos sabemos que os esportes fazem um bem enorme para as pessoas que os praticam. Para começar, as atividades trazem diversão, ao mesmo tempo em que promovem a integração entre os atletas. Mas você já parou para pensar em todos os benefícios do esporte para a saúde?

Eles são os mais variados, e neste texto nós mostramos alguns dos principais. Se você ainda tem dúvidas se deve praticar um esporte — ou incentivar seu filho a fazer o mesmo —, você sairá deste texto mais resolvido do que nunca.

Duvida? Então continue a leitura abaixo!

Principais benefícios do esporte para a saúde

1. Auxilia no desenvolvimento do corpo

Começamos com um benefício direcionado principalmente às crianças que praticam esportes. Sabemos que a infância é a fase em que o corpo mais se desenvolve, e o esporte pode ter um papel fundamental aqui.

Fisicamente falando, ele ajuda a fortalecer os ossos, o sistema cardiovascular e os pulmões. As habilidades cognitivas e motoras, altamente importantes para o desenvolvimento da criança, também são favorecidas com o esporte.

Ainda assim, não são somente os pequenos que se beneficiam. Durante toda a vida o nosso corpo pode se desenvolver e adquirir novas habilidades, fazendo o esporte auxiliar neste quesito em qualquer que seja a idade.

2. Perda de gordura e ganho de massa magra

Todo mundo que já tentou fazer uma dieta sabe o quanto essa missão pode ser complicada — além, é claro, da demora para alcançar resultados. Pois saiba que poucos regimes dão certo sem a ajuda do esporte. O esforço físico ajuda na perda de gordura e ganho de massa magra.

No caso específico das crianças, praticar esportes desde cedo evita que elas sofram com um problema muito comum na atualidade: a obesidade infantil. Como ela pode trazer diversos outros problemas consigo, o melhor é evitá-la.

Já no caso dos adultos, estar acima do peso pode ocasionar doenças graves, como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Como o esporte ajuda a manter esses números baixos, sua prática é recomendada para todos.

3. Ensina a competir de forma saudável

A competição é algo intrínseco ao esporte, seja ele individual ou em times. No entanto, é preciso que esse espírito competitivo seja algo saudável. Ele deve estimular a vontade de vencer, dando forças para que o atleta foque nos seus objetivos.

No entanto, a vontade de competir deve ser algo saudável, existindo apenas dentro das 4 linhas. A prática do esporte, especialmente em escolinhas, ajuda a desenvolver esse tipo de habilidade.

4. Aumenta a persistência

Em muitos aspectos de nossas vidas, é necessário persistir para conquistar aquilo que queremos. Afinal, o sucesso não vem antes do esforço. Contudo, se a persistência não for trabalhada, o impulso de desistir de algo importante acaba sendo muito maior.

E mais um dos benefícios do esporte é justamente este. Ao trabalhar a vontade de vencer no jogo — de forma saudável, é claro —, é natural que a vontade de vencer em outros aspectos da vida também cresça consideravelmente.

5. Melhora a saúde mental

Nós já falamos no primeiro item sobre os benefícios do esporte para a saúde do corpo, fortalecendo músculos, ossos e ajudando no desenvolvimento de habilidades diversas. Mas você sabia que o esporte é algo tão positivo que influencia até mesmo a saúde mental?

Sempre que fazemos algum tipo de esforço físico e suamos, o corpo libera endorfina, uma substância relacionada com a felicidade e com o bom humor. Com a prática regular de exercícios, a produção de endorfina está sempre em alta, o que ajuda a prevenir a depressão e outros problemas relacionados.

6. Promove a integração

Esportes coletivos, como o futebol, o basquete e o vôlei, exigem um ótimo trabalho em equipe. Para jogar bem, é preciso que todos estejam entrosados e coloquem o coletivo como prioridade independente da situação. Isso, por si só, é suficiente para promover a integração e desenvolver amizades que vão além do jogo.

O tênis, mesmo sendo um esporte individual, também tem um papel importante na integração de pessoas. Estamos falando de um jogo de muito respeito, em que os atletas admiram uns aos outros e constroem relações genuínas graças ao esporte.

7. Ajuda na prevenção do câncer

Entre tantos benefícios do esporte para a saúde, este é um dos que mais chama a atenção. Você sabia que praticar um esporte reduz consideravelmente suas chances de sofrer com um câncer? É isso mesmo!

Isso acontece porque o corpo em movimento dificulta o surgimento de tumores. Os cânceres de cólon e de pulmão são alguns dos que têm incidência mais baixa quando relacionados ao esporte.

E você, já sabia desses benefícios do esporte para a saúde? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga a Escola Guga Tênis no Facebook e no Instagram!