AFINAL O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL?

AFINAL O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL?

A alimentação adequada e saudável, junto das práticas de atividade física, é  apontada como um dos pilares dos hábitos de vida promotores de saúde. Se tratando da alimentação, constantemente circulam recomendações em nossos ambientes de convívio e mídias aos quais estamos expostos, entretanto, muitas famílias se sentem inseguras quando tratamos de temas como alimentação.

Mas afinal, o que é uma alimentação adequada e saudável?

Falando inicialmente de aspectos nutricionais, a partir dos nutrientes contidos em diferentes alimentos nosso corpo obtém energia para realizar as atividades do cotidiano, por isso é tão importante variá-los e combiná-los ao longo do dia, nas refeições principais e nos lanches. Uma alimentação adequada e saudável deve oferecer nutrientes em quantidades necessárias para cada faixa etária crescer, desenvolver e desempenhar bem suas habilidades cognitivas e físicas.

Mas além de nutrientes, o que comemos e como comemos também está envolvido no conceito de alimentação adequada e saudável. Estimula-se que os alimentos consumidos sejam adequados ao contexto, às condições culturais, sociais e econômicas de cada pessoa, além de serem sustentáveis ao meio ambiente.

Quando possível, faz-se importante incorporar determinadas práticas alimentares, como por exemplo a realização das refeições com regularidade, atenção e acompanhado de outras pessoas; incluir a aquisição e preparo dos alimentos no planejamento diário, compartilhando responsabilidades e habilidades entre a família, e estimular o senso crítico quanto às informações veiculadas sobre alimentação, são formas de promover a alimentação saudável e adequada.

Por fim, é válido destacar que a participação em ambientes promotores de hábitos saudáveis proporciona às famílias um apoio nesta questão ao estimular as práticas de vida mais saudáveis.

A Escola Guga entende que o desenvolvimento é fruto do seu meio ambiente, por isso, além de educar para o tênis, busca atender seus alunos com olhar integral aos aspectos que são fundamentais para seu desenvolvimento e bem estar.

Referência:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014