AMPLIANDO MEU AMOR-PRÓPRIO

AMPLIANDO MEU AMOR-PRÓPRIO

A depressão e o estresse são tidos como os maiores males do século XXI. A causa desses males pode estar relacionada aos inúmeros afazeres, tarefas, prazos e resultados a entregar o quanto antes possível.

Esses males psicológicos, juntamente com variações de humor e redução da autoestima, têm atingido, em grande número, as crianças de mais baixa idade. Entretanto, o esporte, e principalmente o tênis, é uma poderosa e divertida solução para essas questões.

O tênis exige das crianças, naturalmente, total concentração e atenção para enxergar a bolinha, executar os golpes corretamente, criar estratégias, superar-se e vencer pontos. Segundo alguns estudos, esse alto nível de concentração é capaz de manter a criança com níveis de estresse, depressão e ansiedade reduzidos até 48 horas após a prática.

Conforme a criança vai evoluindo com a qualidade dos golpes, conhecimentos táticos e começa a vencer mais e ter maior controle das suas próprias jogadas, seus níveis de autoestima mental se mantém elevados e tendem a aumentar com o tempo, uma vez que a confiança nela mesma também aumenta. Se a criança começa a dominar a bola, os pontos, participa e interage mais com os colegas de turma, seu humor naturalmente aumenta, já que seu organismo começa a liberar mais serotoninas, dando ainda mais sensação de prazer enquanto joga.

Quando as crianças praticam com maior regularidade e se comprometem com o Tênis, começam a perceber mudanças físicas, ficam mais fortes, mais rápidas, mais coordenadas, perdem peso e se sentem cada vez mais confiantes sobre sua própria imagem visual. Tudo isso torna-se benéfico para seu relacionamento com outras crianças, pois passam a ser mais valorizadas, elogiadas, além de serem vistas como exemplos para os outros colegas de tênis, do prédio e até da escola.

Uma vez mais calmas e confiantes em quadra, as crianças passam a usar os mesmos artifícios e estratégias de vitória em suas próprias vidas, desde brincadeiras com os amigos até em relacionamentos familiares e em outros domínios das suas vidas sociais.

Além de muita diversão, o tênis traz excelentes resultados para a vida esportiva e social das crianças. Oportunizar grandes experiências e formar grande cidadãos, felizes, descontraídos, comprometidos, confiantes e conscientes são missões e prioridades deste esporte tão intenso e magnífico.