AUTOCONFIANÇA NO ESPORTE: FERRAMENTA PARA AUTOESTIMA

AUTOCONFIANÇA NO ESPORTE: FERRAMENTA PARA AUTOESTIMA

A autoestima, ou seja, imagem que possuímos de nós mesmos, permeia e influencia constantemente as nossas relações pessoais e nossa maneira de lidar com o mundo. A nossa imagem pessoal vai além do que vemos no espelho, está relacionada também com os nossos ideais, com o que gostaríamos de ser e com as imagens que transmitimos aos outros. Essa imagem que cada um tem de si está ligada a sentimentos de sofrimento (quando os ideais estabelecidos são muito distantes da realidade, por exemplo) e superação (quando há engajamento para aproximar a realidade dos ideais). Ela é construída no encontro do sujeito com suas relações afetivas significativas, sendo assim é de extrema importância para o funcionamento emocional e é aperfeiçoada ao longo da vida, de acordo com os diferentes períodos do ciclo vital e nos diferentes espaços socioculturais.

Partindo desse ponto de vista e considerando o meio esportivo como um importante espaço sociocultural para desenvolvimento pessoal acredita-se que o esporte, através da ferramenta da autoconfiança, possa contribuir positivamente para o desenvolvimento da autoestima. Pela ótica da psicologia esportiva a autoconfiança pode ser caracterizada como uma alta expectativa de sucesso, uma ‘fé’ si mesmo que favorece emoções positivas e pode combater sentimentos como medo e vergonha. Pessoas autoconfiantes tendem a se sentirem à vontade diante de situações competitivas dentro e fora das quadras, pois concentram-se nos seus pontos fortes e nas tarefas que os levam a alcançar seus objetivos.

O esporte, além de ser evidentemente benéfico a saúde física de seus praticantes, também funciona como excelente ferramenta para desenvolvimento pessoal, emocional e psíquico. Com o manejo adequado e com os profissionais devidamente capacitados é possível trabalhar questões relacionadas a autoestima e autoconfiança em crianças e adolescentes de modo que as competências adquiridas ultrapassem os limites da quadra e sejam aplicadas em diversas facetas da experiência pessoal, como no meio familiar e escolar.

A Escola Guga preza pela capacitação constante de seus profissionais, tornando-os aptos para além da técnica e proporcionando o desenvolvimento de competências pessoais tão importantes para vida social de seus alunos, pois acredita no esporte como potente transformador da realidade de crianças e adolescentes.