BEACH TENNIS: CONHEÇA O ESPORTE DO MOMENTO!

BEACH TENNIS: CONHEÇA O ESPORTE DO MOMENTO!

O tênis é um esporte tão divertido e benéfico que, com o passar dos anos, chegou a originar alguns derivados. Entre eles, um que tem tido destaque nos últimos tempos é o beach tennis — especialmente nas cidades do litoral do Brasil. Não à toa, nós também trabalhamos com o esporte na Escola Guga Tênis.

Mas, para além da areia, o quanto você conhece o beach tennis? Tem alguma ideia das semelhanças e diferenças em relação ao tênis? Neste texto, nós contamos isso e muito mais! Você irá descobrir o que é o beach tennis, quando ele surgiu e ainda aprender algumas dicas para praticá-lo.

Continue a leitura e entenda!

Beach tennis: o que é e quando surgiu

Como o próprio nome sugere, o beach tennis é uma espécie de tênis de praia. Uma ótima maneira de entender como ele funciona é comparando-o a outros esportes. Basicamente, ele é uma mistura de:

Por mais que seja muito popular no Brasil atualmente, o beach tennis surgiu nas areias de praias italianas. Presente aqui desde meados de 2008, ele já existe por lá desde a década de 1980. No entanto, em seus primórdios ele não era mais que uma atividade recreativa qualquer.

A profissionalização veio depois, mais precisamente em 1996. Foi neste ano que a IFBT (International Federation Beach Tennis) foi criada, estabelecendo regras e padronizando medidas. Atualmente, estima-se que meio milhão de pessoas ao redor do mundo pratiquem o esporte.

Medidas oficiais e diferenças em relação ao tênis

Se esta não é a sua primeira vez aqui em nosso blog, você sabe que, recentemente, nós publicamos um texto falando sobre as medidas oficiais de quadras de tênis. Por ter passado por um processo de profissionalização, o beach tennis também tem suas medidas padrões definidas. São elas:

A pontuação é praticamente a mesma do tênis: 15-30-40 e game, com a diferença de que quando está 40 iguais é jogado um NO-AD, isto é, sem vantagem. A bola também é diferente do tênis, com apenas 50% da velocidade. A bola é uma soft do estágio 2 do play and stay do tênis, com uma cor alaranjada.

Outra diferença significativa diz respeito às raquetes. As raquetes de beach tennis não têm cordas e são feitas de carbono, kevlar e grafite.

Além disso, ainda há o saque, que diferente do tênis, o jogador tem só um serviço, e, desde que seja atrás da linha de base, ele pode ser feito da posição que o atleta preferir. Aqui, se a bolinha encostar na fita após o saque, o jogo segue normalmente.

Algumas dicas básicas para praticar

Por fim, como prometido, trouxemos também algumas dicas para praticar o beach tennis. Uma das mais essenciais é a forma de segurar a raquete. Ela deve estar sempre alta, na altura do rosto e na empunhadura continental (posição de espera). Como a bolinha vem alta, esta posição faz com que o atleta tenha um tempo de reação mais curto.

Outra dica importantíssima diz respeito à estratégia do jogo. Quando começam a praticar o esporte, muitas pessoas querem arriscar movimentos ousados com o objetivo de dificultar o adversário. No entanto, na maioria dos casos o que acontece é uma sequência de erros desnecessários. Antes de adquirir certa habilidade e experiência, é melhor se concentrar apenas em passar a bolinha de volta para o outro lado.

Para encerrar, mais uma dica é conhecer o jogo e suas possibilidades. Termos como forehand, backhand, dropshot, lob, gancho e smash devem fazer parte do vocabulário de qualquer jogador de beach tennis — e deve-se sempre buscar aprendê-los e aprimorá-los.

Venha jogar beach tennis com a Escola Guga!

Agora que você conheceu o beach tennis, ficou com vontade de ser mais um atleta deste esporte que não para de crescer? Saiba que você pode contar com a Escola Guga! Além do tênis convencional, nós também temos aulas de beach tennis para pessoas de todas as idades.

A metodologia utilizada nas aulas é desenvolvida pela Escola Guga de Tênis, onde todos os nossos profissionais possuem treinamentos e capacidades especiais para ministrar as aulas com conhecimentos baseados no curso de Educação Física e cursos de capacitação voltados para o desporto.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco e encontre a franquia mais próxima de você!