CAPRICHE NOS OBJETIVOS DAS CRIANÇAS E VIVA O MUNDO DELAS

CAPRICHE NOS OBJETIVOS DAS CRIANÇAS E VIVA O MUNDO DELAS

Em postagens anteriores, abordamos as questões de o aprendizado acontecer no sentido educador-criança e criança-educador, e da importância de se trabalhar aspectos fundamentais das habilidades para um melhor e mais completo desenvolvimento das crianças.

A escolha dos exercícios, a orientação das aulas por meio de objetivos técnicos e situações de aprendizagem baseadas no entendimento do jogo, a variação do uso de materiais e a capacitação contínua dos educadores são aspectos necessários para a formação do conteúdo e dos conhecimentos sobre tênis na vida das crianças. Em se tratando do aprendizado de crianças, deve-se levar em conta tanto a clareza do objetivo a ser trabalhado na aula por parte do professor quanto o aspecto “Interesse e motivação” na capacidade de as mesmas aprenderem.

Crianças são inconsciente e naturalmente intensas e visuais. Nas aulas de tênis, é preciso atender o conceito de intensidade das práticas, com repetições de situações que simulem seus jogos, demonstrações breves e positivas do que se quer atingir com cada atividade. Porém, é preciso que os objetivos de interesse das crianças também sejam atingidos.

Durante as aulas, é preciso construir um ambiente com desafios alcançáveis e que se adequem à realidade de cada faixa etária.

Para as crianças de 4 a 6 anos: como Piaget coloca, pensam e descobrem o mundo de maneira intuitiva e por meio da imaginação, do “como se”, é preciso estabelecer objetivos claros, sem muitos detalhes ou muitas regras e considerações. Por exemplo, se o objetivo do educador em determinada aula for trabalhar a regularidade de trocas, pode-se estabelecer que, a cada 8 ou 10 trocas, elas ganhem pontos. A fim de tornar a atividade mais atrativa, tentem desafiar as duplas a conseguirem controlar a bola e ganhar tijolos para montar a pirâmide mais alta ou a ponte mais extensa.

Para crianças de 7 a 10 anos, pelo fato de as mesmas já utilizarem da abstração para adquirir conhecimento, é possível utilizar situações de jogo através das missões de desenhar um tenista famoso, uma situação tática vencedora numa quadra impressa em folha de papel, simulando objetivos de jogos de tabuleiros que elas já tenham jogado em casa, onde é possível bolar estratégias para conquistar os objetivos técnicos e táticos.

É preciso entender e perceber que a capacidade de concentração, atenção e dedicação das crianças, durante as aulas de tênis, está diretamente vinculada ao nível de interesse delas na atividade, à intensidade com a qual elas vivenciam a atividade e, sem dúvida, com a afinidade de objetivos entre o ambiente de aula e o ambiente fora da aula (seja nas brincadeiras com os colegas do condomínio, na escola, na realidade dos desenhos e filmes que assistem e dos jogos eletrônicos dos quais compartilham batalhas e histórias).

PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. 21ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.