ESPORTE E INCLUSÃO

ESPORTE E INCLUSÃO

Quando falamos a palavra “esporte” logo nos vem a cabeça uma definição do que isso significa. Geralmente tal definição está associada ao esporte de rendimento, Isso acontece, porque o esporte de rendimento foi a manifestação esportiva que norteou o conceito de esporte por muito tempo. Entretanto, hoje ele representa apenas uma parte da abrangência desse conceito, pois além do rendimento podemos ter também o esporte-lazer e o esporte-educação, podendo esse último ainda ser dividido em: esporte escolar e esporte educacional.

Neste caso, vamos nos ater principalmente ao esporte educacional, o qual é voltado para a formação dos jovens e a preparação para o exercício da cidadania. É nele que se percebe o aspecto do esporte de maior conteúdo sócio-educativo, pois de acordo com Tubino (2017), o esporte educacional se baseia também em princípios educacionais, como participação, cooperação, coeducação, corresponsabilidade e inclusão. Mas, você sabe o que é inclusão?

Em 1994 foi publicado um documento chamado Declaração de Salamanca, que surgiu a partir da Conferência Mundial sobre Educação de Necessidades Especiais, realizada pela UNESCO. Apesar deste documento ter surgido no contexto da educação de crianças com necessidades educativas especiais, e tenha sido fundamental para os avanços nessa área, nele vem claramente descrito quais são os princípios inclusivos, fazendo com que este documento se tornasse um alicerce fundamental para nortear todas as práticas inclusivas. A partir disso, a inclusão foi entendida como um movimento educacional, mas também social e político que defende o direito de todos os indivíduos participarem de uma forma consciente e responsável, na sociedade de que fazem parte, e de serem aceitos e respeitados naquilo que os diferencia dos outros, defendendo o direito de todos desenvolverem e concretizarem as suas potencialidades e de apropriarem as competências que lhes permitam exercer o seu direito de cidadania  (Freire, 2008).

Isso significa que quando falamos de esporte e inclusão, estamos falando que todas as pessoas podem e devem praticar esportes. Tendo em vista que o esporte é democrático, a sua prática torna-se independente de idade, sexo, orientação sexual, cor da pele, existência de deficiências, etc. Desta forma, é importante que os professores compreendam que as aulas devem ser inclusivas, mesmo quando não há pessoas com deficiência na turma, pois as estratégias utilizadas devem propiciar uma experiência capaz de atender a todos em suas potencialidades e limitações. Por isso, a Escola Guga se preocupa em estruturar suas aulas de forma que todos os alunos se sintam incluídos e capazes de realizarem as atividades propostas com o máximo de eficiência possível.

Algumas referências:

Freire, S. (2008). Um olhar sobre a inclusão. Revista de Educação, 5-20.

Tubino, M. (2017). O que é esporte. Brasiliense.