FAMÍLIA E NUTRIÇÃO: QUAL É A RELAÇÃO?

FAMÍLIA E NUTRIÇÃO: QUAL É A RELAÇÃO?

A infância e a adolescência representam fases da vida repletas de inúmeras mudanças. A Escola Guga Tênis compreende que a alimentação saudável e a atividade física são práticas importantes para o crescimento e desenvolvimento adequado de jovens que passam por essas transformações. Mas quanto a família e nutrição, qual a relação?

O estilo de vida saudável incentivado pelas famílias e a educação alimentar e nutricional promovida no ambiente escolar podem contribuir para a formação de hábitos alimentares que se mantem até a vida adulta. Tamanha responsabilidade pode preocupar algumas famílias quanto a garantia de uma nutrição adequada aos seus filhos. Mas, inicialmente, é importante lembrar que crianças e adolescentes têm necessidades diferentes dependendo do estágio do crescimento e desenvolvimento que se encontram, por isso é importante avaliar essas questões individualmente.

Quanto ao comportamento alimentar, precisamos refletir que o ato de se alimentar é muito mais do que a ingestão de nutrientes. Nossas escolhas alimentares estão permeadas de influências e significados, que na maioria das vezes irão surgir no contexto da família.

A comida pode estar atrelada a sentimentos positivos ou negativos e isso repercute no comportamento alimentar e posteriormente nos hábitos alimentares. Ao fazer uma refeição podemos compartilhar, festejar, lembrar do nosso local de origem ou demonstrar nossas preferências, nos reconhecendo no mundo. Também podemos ter sentimentos negativos, como culpa ou inadequação.

O ambiente familiar pode promover uma alimentação variada e rica nutricionalmente, além de incentivar uma relação positiva com o ato de se alimentar. Quanto a isso, estudos têm demonstrado que uma das melhores atitudes que familiares podem ter para incentivar jovens a ter uma alimentação saudável, é dar exemplo.

A formação de hábitos alimentares saudáveis também pode ser influenciada pelo conhecimento sobre nutrição, então promover esse conteúdo na comunidade escolar pode ser benéfico para a promoção da saúde.

Referências:

Alvarenga, Marle; Figueiredo, Manoela; Timerman, Fernanda; Antonaccio, Cynthia. Nutrição Comportamental. Editora Manole. Barueri, São Paulo, Brasil, 2015.