GUGA KUERTEN: CONHEÇA A HISTÓRIA DO MAIOR TENISTA DO PAÍS

GUGA KUERTEN: CONHEÇA A HISTÓRIA DO MAIOR TENISTA DO PAÍS

Gustavo Kuerten, o famoso Guga, é o maior tenista da história do Brasil — e disso todos sabemos. Com uma carreira brilhante e uma simpatia que conquistou o mundo, o atleta teve seu auge no final da década de 1990 e no início dos anos 2000, encantando quem já gostava do esporte e atraindo toda uma nova legião de fãs. Neste texto, nós contamos a história de Guga Kuerten.

Se você já conhece alguns dos maiores feitos do atleta, como as conquistas de Roland Garros e o topo do ranking da ATP, mas não muito mais que isso, agora é o momento de ir um pouco mais além. Na sequência do texto, você conhecerá todos os destaques da carreira de Guga Kuerten — desde os primeiros anos, passando pelo topo e até a aposentadoria.

Ah, e como esta é uma parte importantíssima da vida de Gustavo, não podemos deixar de falar a respeito da promoção do esporte através da Escola Guga Tênis. Quer saber mais sobre a história de Guga Kuerten? Então continue a leitura abaixo!

Primeiros anos e início da carreira

Filho de Alice Kuerten e Aldo Kuerten, jogador amador e juiz de tênis, Gustavo Kuerten nasceu em Florianópolis no dia 10 de setembro de 1976. Incentivado pelo pai, começou no tênis logo cedo, aos 6 anos de idade. No entanto, a virada de chave veio aos 14, quando passou a ser treinado por Larri Passos, profissional que viu todo o potencial de Guga.

E a história nos mostrou que o treinador não estava errado. Já em 1994, ainda antes de se tornar profissional, Guga conquistou um título de Roland Garros no torneio de duplas masculinas juvenis jogando com o equatoriano Nicolas Lapentti.

Em 1995, sua carreira profissional começou. Logo no ano seguinte ele fez parte da equipe brasileira que fez o país alcançar a primeira divisão da Copa Davis, o que o colocou em posição de destaque no Brasil.

Primeiro Roland Garros e projeção mundial

Mas foi em 1997 que tudo mudou. Foi neste ano que um Guga Kuerten ainda desconhecido do grande público venceu seu primeiro Roland Garros. À época, ele estava na 66° posição do ranking de melhores tenistas do mundo e venceu o Grand Slam derrubando grandes nomes e derrotando o já duas vezes campeão Sergi Bruguera na final.

Um gesto que descreve Guga não apenas como atleta mas também como pessoa chamou a atenção de muitos após a vitória. Em um estádio com 16 mil pessoas, ele subiu as escadas e abraçou seu técnico, sua mãe e seu irmão Rafael, em um momento humano pouco visto entre grandes atletas.

Este título finalmente trouxe grande projeção mundial a Gustavo Kuerten, que seguiu trilhando um caminho ainda mais brilhante. Antes do bicampeonato de Roland Garros, Guga ainda conquistou diversos títulos, sendo campeão do ATP Tour de Palma de Mallorca, do ATP Tour de Stuttgart, do Master Series de Monte Carlo e do Master Series de Roma.

Melhor tenista do mundo

Em 2000, veio o segundo título de Roland Garros e, com ele, a conquista do topo do ranking da ATP. Mais que o maior brasileiro, Guga Kuerten se tornou o maior tenista do mundo. Foi a primeira vez em que um tenista sul-americano foi concedido com tal honraria no esporte.

Já o tricampeonato, e último título de Grand Slam de Guga, veio no ano seguinte, em 2001 — acompanhado de 60 vitórias no ano e da 2ª colocação entre os maiores do ranking da ATP. Nos anos seguintes, no entanto, vieram as dores no quadril, as cirurgias e a queda de rendimento.

Em 2005, 2006 e 2007 foram poucas competições, e a carreira genial de um dos maiores atletas que o Brasil e o mundo já viram chegava perto do fim. A despedida oficial foi em 25 de maio de 2008, na quadra central do campeonato que consagrou Guga Kuerten, o Roland Garros.

Ao fim de seus quase 20 anos de carreira, Guga somou 28 títulos, sendo 20 individuais e 8 em duplas. Além disso, ficou 43 semanas na primeira posição do ranking da ATP, sendo, oficialmente, o maior tenista do mundo.

Além do esporte: Guga Kuerten e a Escola Guga Tênis

Como citado na introdução, é impossível contar a história de Guga Kuerten sem falar sobre a promoção do tênis para as próximas gerações. E este sonho já existe há muito tempo. Desde que encerrou sua carreira profissional, o atleta sonhava com a Escola Guga, promovendo ainda mais o tênis no Brasil e trazendo-o como um importante destaque na vida de pessoas por todo o Brasil.

Foi assim que nós, a Escola Guga Tênis, nascemos. Com dezenas de franquias, nossa escola aposta em uma metodologia sólida e inovadora para expandir a base de praticantes do esporte.

Com a Escolinha Guga, nós promovemos a iniciação e o desenvolvimento do tênis para crianças de 3 a 10 anos, enquanto a Escola Guga Tênis Juvenil traz a sequência para jovens a partir dos 11 anos e a Escola Guga Tênis Adulto usa o esporte como meio de manter o esporte presente para muito além da infância.

Gostou de conhecer a história de Guga Kuerten? Para receber mais conteúdo como este texto, siga-nos no Facebook e no Instagram!