O QUE PODEMOS CHAMAR DE “EDUCAÇÃO”?

O QUE PODEMOS CHAMAR DE “EDUCAÇÃO”?

Diariamente falamos ou escutamos falar sobre educação, seja em casa com nossos familiares, nas escolas, ou até mesmo em conversas em relação ao nosso país. Mas, que educação é essa da qual tanto falamos? No conceito mais básico, quando procuramos no dicionário, uma das definições encontradas é: “Processo que visa ao desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano, através da aplicação de métodos próprios, com o intuito de assegurar-lhe a integração social e a formação da cidadania.”. Ora, para que tenhamos essa educação tão completa faz-se necessário que haja uma integração entre três eixos norteadores: família, escola e sociedade.  E sabe por quê? Porque a educação total se dá pela harmonia dos saberes entre esses eixos. Um dos maiores educadores do mundo dizia “Ninguém educa ninguém, como tão pouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo.”(FREIRE, 1983a).

Isso nos leva a refletir que todos podemos ser educadores e também coautores da educação do outro, pois a aprendizagem ocorre principalmente por meio das relações interpessoais. E como podemos fazer isso? Muitas podem ser as estratégias, mas as que nunca podem ser esquecidas são os bons exemplos e o diálogo. Essas sempre serão ferramentas poderosas na educação de todas as pessoas. No entanto, quando falamos especificamente da educação de crianças e adolescentes precisamos pensar também em estratégias que os auxiliem a tomarem decisões mais assertivas. Um exemplo disso seria o estímulo a prática de atividades físicas desde a infância. Sabe-se  que a formação de hábitos e comportamentos que incentivem o desenvolvimento corporal e mental através de exercícios sistemáticos, jogos ou esportes, faz parte de um conceito mais amplo de educação.

Nesse sentido, o tênis também pode ser considerado uma excelente ferramenta no processo educativo. É claro, que precisamos estar atentos sobre qual abordagem e metodologia são utilizadas nesse processo, para que a formação do atleta nunca esteja desvinculada da formação do cidadão. Se você é pai ou mãe é fundamental que, ao matricular seu filho ou filha em escolinha de esportes, esteja atento a essas questões. O fato da escolinha não necessariamente fazer parte da escola regular não significa que ela não deva estar aliada aos princípios básicos da educação. Por isso, procure locais especializados, conheça a forma de trabalho, converse com os professores, escute os feedbacks relacionados aos seus filhos (sejam eles positivos ou negativos) e auxilie os professores nessa construção.

Agora, se você é um profissional da educação, saiba que é importante ter o conhecimento técnico apurado e atualizado, mas um olhar mais humanizado é o principal aspecto a ser levado em consideração nas recomendações da UNESCO para a educação do século XXI. Sendo assim, busque trabalhar em locais que estejam alinhados com a tua proposta pedagógica, seja um profissional que faz a diferença na vida das crianças e adolescentes e esteja atento ao que eles dizem, pois todos merecem um minuto da tua atenção. E lembrem-se sempre: “A educação é um ato de amor, por isso um ato de coragem.” (FREIRE, 1983b).