No tênis, as habilidades fundamentais de arremessar e recepcionar são indispensáveis e primordiais aquisições a adquirir por parte das crianças entre os 5 e 8 anos. A partir dos 7 anos, conforme afirma Gallahue em seus estudos sobre crescimento e desenvolvimento motor, as crianças atingem uma natural maturidade para que a fase de habilidades especializadas de desenvolvimento, caracterizada pela capacidade organizada de combinar habilidades fundamentais, seja adquirida.
Sabendo disso, e também do fato de o tênis utilizar muitas habilidades combinadas, como correr e frear, movimentar-se em duplo ritmo, saltar e arremessar, deslocar-se e recepcionar/arremessar, é imprescindível que os alunos tenham a oportunidade de realizar exercícios, brincadeiras e atividades com seus próprios colegas de aula.
Ao se trabalhar com os colegas de turma comandando os lançamentos, conseguimos atingir objetivos sociais importantes, como a construção do saber lidar com ser liderado e liderar, respeitar o limite do próximo, incentivar o melhor do próximo.
Quando um colega realiza as projeções para outro, é possível trabalhar, de forma real e variável (como de fato são os tipos de bola que o adversário rebate durante uma partida), os diferentes tipos de lançamento. Tal fato força o aluno que recepciona as bolinhas a utilizar uma boa movimentação e a coordenar sua visão com suas habilidades manuais (coordenação óculo-manual).
Combinar habilidades fundamentais é uma capacidade adquirida pelas crianças a partir dos 6/7 anos, sendo presente até a transição para os 9 anos. Esta capacidade de perceber o mundo e as ações de maneira mais ampla e combinar ações a fim de atingir seus objetivos, e transferir as habilidades adquiridas para o jogo de tênis.
Clicando aqui, você pode assistir o vídeo de crianças de 7 anos realizando seu aquecimento por meio da combinação de duas atividades:
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