ENEG ONLINE FOCA EM AÇÕES DE SUCESSO PARA OS NEGÓCIOS

Evento presencial, realizado anualmente numa das cidades brasileiras que sediam a Escola Guga no Brasil, a oitava edição do ENEG (Encontro Nacional Escola Guga) precisou ser reinventado esse ano. O ENEG 2020 teve como desafio reunir gestores, educadores, equipe da Guga Kuerten Franquias (GKF), responsável pela realização da ação, com palestrantes selecionados em várias regiões do país para discutir questões que possam colaborar de forma essencial com a capacitação dos colaboradores e o desenvolvimento das 52 unidades de franquia da Escola Guga instaladas nas diversas regiões do país.

A programação foi aberta por Bruno Raupp Vieira, diretor da GKF, em parceria com o José Roni Santos, responsável pela área administrativa-financeira da franqueadora com um panorama dos KPI´s do momento. A palestra seguinte foi um recado direto para quem trabalha na área de franquias. Fabiana Estrela, diretora da Estrela Franquias e franqueadora da Caverna do Dino/Barriga Verde. “Precisamos superar a expectativa de quem está conosco. A gente precisa cuidar do nosso time para cuidar dos nossos clientes”. Com vasta experiência na área de Gestão com Gente, Fabiana lembrou que é necessário trabalhar em conjunto o tempo inteiro para tornar o ambiente mais produtivo. “Quanto mais seguro o ambiente, maior produtividade. Por isso primeiro precisamos encantar o time e depois o cliente”, ressaltou.

Quem deu dicas importantes especificamente de como atrair e fidelizar clientes foi o mentor em marketing digital, Gabriel Trindade. Abordando o universo online, ele foi muito prático em afirmar que o Instagram é a rede fundamental para atrair as pessoas que gostam de tênis. A palestra de Trindade pode ser resumida como aula de mídia digital. “O feed tem alcance muito maior que os stories. Mas, você precisa produzir stories para reter o seu seguidor.” Quantos? Ele que também é professor de matemática propôs a seguinte equação: 1 post no feed diário ou pelo menos 3 vezes por semana, e 16 stories por diária, sequenciados em quatro séries. E ele fez mais recomendações: evitar a resposta automática usar textos de chamada persuasivos e criar vínculos entre as franquias, mencionando ou até criando ações de interação entre as unidades.

A questão da saúde financeira das franquias foi o tópico abordado por Leonardo Paixão, fundador e CFO da Influx. Ele indicou um controle rígido das receitas e despesas como forma de garantir a visão macro do negócio. “Ter controle de fluxo de caixa é fundamental para a vida da empresa”, sentenciou. Outra premissa debatida por Paixão foi a necessidade de separar os custos da pessoa física da jurídica durante o processo de gestão do negócio.

Ainda tangenciando a questão financeira, ou melhor, o sucesso do negócio, Leonardo Castello participou como palestrante do ENEG 2020 com um propósito: transformar o mind set dos franqueados. Ele citou exemplos de seu fracasso empreendedor para explicar como é possível dar a volta por cima. “A venda é a métrica de tudo”, sentenciou. Castello aposta no treinamento da equipe (com foco no comercial) como fórmula do sucesso. Baseado em 10 pilares, ele demonstra com exemplos práticos como é possível percorrer uma trajetória de sucesso. “O resultado tem um padrão, tem uma estrada”, explica.

O coordenador esportivo do Instituto Guga Kuerten, Marcelo Bittencourt Neiva de Lima fechou o primeiro dia do ENEG abordando a educação pelo esporte. A palestra versou sobre as ações desenvolvidas no IGK para formação das crianças. E revelou que o IGK foi a célula embrionária para o surgimento da Escola Guga.

O primeiro dia do evento criou um engajamento impressionante. Depois de quase 5 horas de palestras online, o feedback dos participantes já garantiu o sucesso da ação que termina nessa sexta-feira, com um bate-papo com dois dos maiores nomes do esporte brasileiro: Guga Kuerten e Bernardinho. O momento com os grandes campeões vai finalizar as atividades do ENEG 2020.