Com o fim do ano cada vez mais próximo, uma das principais responsabilidades de empreendedores de sucesso é começar a planejar o ano seguinte. E, quando o assunto são as franquias, essa responsabilidade aumenta, pois existe a necessidade de franqueadora e franqueados alinharem a estratégia para o ano que está por vir. E você, dono de uma unidade franqueada, já começou a fazer o planejamento anual da sua empresa?
Caso ainda não tenha começado, este texto será perfeito para você! Nele, a Escola Guga mostra, com respaldo de uma especialista na área do franchising, por que é importante ter um planejamento anual para a franquia e, de quebra, ainda lista algumas dicas para que você possa elaborar seu próprio planejamento.
Afinal, mesmo que tenha consciência da importância desta ação, é possível que você não saiba exatamente como executá-la da melhor forma, certo?
Para aprender tudo isso e, consequentemente, ter mais chances de sucesso para a sua empresa em 2022, basta continuar a leitura abaixo!
Para se ter uma ideia do quão importante é elaborar um planejamento anual, a Escola Guga entrou em contato com uma autoridade no assunto — nosso consultor especialista em franchising, Erlon Labatut —, que deu alguns insights a respeito do assunto. De acordo com ele:
“A prática do planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Se não planejamos, a empresa vai como um barco à deriva no mar; pode ser que até encontre um bom destino e tudo corra bem, mas a chance é muito maior se tivermos um mapa, estoque de combustível e alimentos e uma previsão de quanto tempo levaremos para chegar lá!
Quando falamos em redes de franquias, a necessidade de planejamento é maior ainda; o nosso barco, na verdade, é uma esquadra formada pelas unidades próprias e franqueadas da rede e liderada pela franqueadora. Todos precisam saber onde a rede quer chegar, o que deve ser feito para isso e qual o seu papel dentro deste plano.
É importante destacar que, pelo que vejo na prática, durante meus anos trabalhando com franqueadoras, muitas vezes é comum fazer um bom planejamento, mas não se tem a mesma atenção com a sua execução e acompanhamento, e assim todo o trabalho para planejar acaba sendo desperdiçado. O segredo é se dedicar no planejamento e ainda mais na execução e no seu acompanhamento. Durante a execução as coisas podem mudar, isso é normal, o importante é estar monitorando para fazer os ajustes de rota necessários.“
Agora que você já entendeu, nas palavras de um especialista, por que o planejamento anual para a franquia é importante, é hora de aprender alguns passos básicos para criar o seu próprio planejamento estratégico. Acompanhe:
O primeiro passo, antes de pensar no ano que está por vir, é olhar para o ano que está se encerrando. Isso porque, a partir desta avaliação, torna-se possível entender qual é a situação da empresa no momento.
Algumas informações que devem ser reunidas para fazer um diagnóstico completo incluem um balanço geral da situação financeira da unidade, as despesas atuais, os custos de operação, o desempenho da equipe, entre outros.
Uma vez tendo todos esses dados em mãos, você poderá definir metas realistas — tendo plena consciência do que é possível alcançar com base no que já foi realizado. É importante que as metas sejam feitas pois são elas que guiarão os objetivos da unidade ao longo de todo o ano.
O objetivo primário de um bom planejamento anual é ampliar as chances de fazer com que a empresa seja lucrativa — diminuindo os riscos e aumentando os ganhos.
Mas, para isso, é necessário que certos investimentos sejam feitos. É justamente para descobrir quanto deve ser investido que a definição do orçamento é essencial.
E, para que ele seja completo, você deve reunir todos os custos de operação da empresa — tanto as despesas fixas quanto as variáveis. Assim, você descobre quanto será necessário para garantir a execução das ações planejadas.
Além disso, recomenda-se que os gastos sejam acompanhados mês a mês, para garantir que se tenha um controle financeiro e evitar que o orçamento seja extrapolado.
Um dos pontos mais importantes do planejamento anual, de acordo com o depoimento do consultor Erlon Labatut, é a execução e acompanhamento das estratégias pré-definidas. E, para que seja possível acompanhar o que está sendo feito, é imprescindível que todos os dados sejam registrados.
Portanto, seu planejamento e, principalmente, os resultados atingidos devem ser documentados — contendo todos os detalhes necessários para que os gestores e a equipe entendam quais são os objetivos da empresa e como eles podem ser alcançados.
Além disso, considerando que tanto os objetivos quanto os meios podem mudar ao longo do ano, ter tudo documentado é importante para que eventuais alterações sejam feitas, assim como para que se tenha o registro para consulta sempre que necessário.
E agora, já sabe como fazer o melhor planejamento anual possível para a sua franquia? Caso tenha gostado das informações que trouxemos neste texto e quer continuar recebendo dicas valiosas para o sucesso da sua unidade franqueada, basta seguir a Escola Guga no Facebook e no Instagram!
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