Sucesso no franchising: diminua riscos e garanta excelente rentabilidade

Sucesso no franchising: diminua riscos e garanta excelente rentabilidade

Não há dúvidas que abrir uma franquia é um processo com menos riscos do que abrir a própria empresa do zero. No entanto, isso não exime complemente os riscos de se ter uma franquia. Ainda que os percentuais sejam significativamente menores que o de empresas convencionais, precisamos considerar que 5% das franquias fecham no primeiro ano de atuação. Mesmo que o risco seja baixo, precisamos considerá-lo.

Mas, então, como obter sucesso no franchising? Como saber quais são os riscos de abrir uma franquia e, ainda mais importante, como superá-los? São essas as respostas que a Escola Guga traz neste texto.

Por atuarmos há mais de oito anos no mercado de franquias, sendo uma franqueadora com mais de 50 unidades distribuídas por todo o Brasil, nós temos o conhecimento necessário para te ajudar a obter sucesso no franchising.

Continue a leitura e aprenda!

4 principais riscos de investir em uma franquia e como evitá-los para garantir sucesso no franchising

1. Demora para obter retorno sobre o investimento

Um erro comum de muitos empresários inexperientes é ter a expectativa de que o retorno sobre o investimento realizado  virá muito rápido. Na verdade, o que acontece, na maioria dos casos, é que nenhum retorno é obtido antes de um período de 12 a 24 meses.

Quando o empreendedor não tem um planejamento definido para lidar com esse período de carência, problemas graves podem acontecer. Esse, inclusive, pode ser um dos motivos por trás do fracasso de uma unidade franqueada.

Portanto, o melhor a se fazer é ter a consciência de que o retorno pode demorar a vir e, antes de investir na franquia, ter uma reserva de capital considerável. Desta forma, mesmo que o retorno não venha imediatamente, você não terá problemas financeiros.

2. Vícios de gestão de administrações anteriores

Justamente por terem um risco de falência bem menor que o de empresas convencionais, as franquias costumam ser uma alternativa de empresários que já tiveram outras gestões ruins, e por um motivo ou outro, tiveram que fechar suas empresas.

Ao mesmo tempo em que a experiência prévia com a gestão de uma empresa tem pontos positivos, ela também pode causar problemas. Isso porque o empresário que já teve sua empresa pode ter alguns vícios administrativos — e acabar aplicando-os na franquia.

Acontece que as franquias devem seguir o modelo da franqueadora. Ele foi planejado através de estudos e experiência; as franqueadoras sabem o que é melhor para gerir as unidades e é exatamente por isso que as recomendações são repassadas. Afinal, franquias trabalham com um padrão, e todas as unidades precisam segui-lo para garantir a unidade da marca.

3. Competição entre unidades

Por terem o mesmo público-alvo, é inevitável que diferentes unidades de uma mesma franquia queiram atrair as mesmas pessoas. No entanto, isso não pode fazer com que elas sejam concorrentes. Não se esqueça: estamos falando da mesma empresa; o crescimento e o sucesso de uma unidade é favorável a todas as outras.

A melhor forma de evitar que algo assim aconteça é, antes de escolher o lugar em que a unidade será aberta, consultar a franqueadora a respeito da sua política de unidades e regiões, além de conversar com ela sobre locais sugeridos.

Assim, você garante que sua unidade não ficará tão próxima de outra, reduzindo os riscos de que uma certa competição se crie. Ao invés disso, cada uma terá sua área e a franqueadora terá mais unidades distribuídas pelas cidades.

4. Falta de comunicação com o franqueador

Lembra que falamos que a franqueadora tem um modelo que deve ser seguido por suas unidades? Além disso, é comum também que ela promova eventos e outros tipos de encontros com o objetivo de fortalecer a rede de franqueados por meio do compartilhamento de boas práticas.

A realização destes encontros franqueadora-franqueado é um exemplo de esforço de comunicação por parte da franqueadora, com o objetivo de aproximar e alinhar estrategicamente a atuação, pois não há dúvidas de que comunicar-se com eficiência traz benefícios para todos.

Ter uma boa comunicação é fundamental para garantir os melhores resultados. Quando todos estão alinhados, é mais fácil investir em ações conjuntas, sempre visando o crescimento como um todo.

Agora que você já sabe quais são os principais riscos, ficou muito mais fácil obter sucesso no franchising, não acha? Como já citamos ao longo deste texto, a Escola Guga é um excelente modelo de franquias — que oferece todo o suporte necessário para os franqueados.

Se você tem vontade de investir no esporte e ao mesmo tempo estar vinculado ao nome de um dos maiores atletas da história do Brasil, saiba que pode contar conosco. Para saber mais, é só entrar em contato!

Por fim, caso tenha gostado das dicas que demos neste texto e queira receber mais, siga-nos no Facebook e no Instagram!