Saiba quais são os principais custos envolvidos na prática do tênis

Saiba quais são os principais custos envolvidos na prática do tênis

Desde que foi criado, no final do século 19, o tênis é visto como um esporte elitizado. Na época de sua criação — assim como ao longo das primeiras décadas de existência —, quem o praticava eram os nobres ingleses e franceses.

No entanto, esse cenário foi mudando com o passar dos anos — especialmente no Brasil, onde um menino simples de Santa Catarina se destacou no circuito internacional e chegou a permanecer no topo do ranking da ATP por cerca de 1 ano.

Com a “Era Guga”, o interesse pelo tênis cresceu exponencialmente no Brasil, o que o tornou relativamente acessível. É claro que há  alguns custos envolvidos na prática do tênis, principalmente para a aquisição de equipamentos adequados para sua prática. Contudo, praticar o esporte já é um sonho muito possível para a maior parte da população.

Neste texto, a Escola Guga fala exatamente sobre isso! Na sequência, você poderá entender melhor quais são os custos envolvidos na prática do tênis. Continue a leitura e saiba mais!

Praticar tênis ainda é caro?

Não podemos afirmar que a prática do tênis é barata como a do futebol — em que basta apenas uma bola (que muitas vezes pode até mesmo ser improvisada) para começar a jogar. Ainda assim, aqueles tempos mais remotos, quando só quem praticava o esporte eram os nobres europeus, já passaram.

Com o passar dos anos, os equipamentos necessários para praticar o esporte com conforto e segurança se tornaram mais acessíveis. Hoje, podemos encontrar diversas marcas que apostam em equipamentos de entrada. Isso permite que um investimento reduzido já seja suficiente para iniciar a prática deste esporte.

Quais são os principais custos envolvidos na prática do tênis?

Você já deve ter reparado que nós falamos em equipamentos algumas vezes ao longo deste texto. Basicamente, são eles que compõem a maioria dos custos envolvidos na prática do tênis. A seguir, nós os listamos e incluímos os valores médios de entrada.

Raquete

Quando falamos em tênis, o primeiro equipamento que vem à cabeça é a raquete. Afinal, o esporte simplesmente não existe sem ela. Além de ser o acessório mais importante, a raquete também é o mais caro — e pode exigir um bom investimento.

Enquanto raquetes de alta performance podem superar os mil reais, é possível encontrar raquetes de entrada com uma boa qualidade por aproximadamente R$ 200,00.

Encordoamento

Ao comprar sua raquete, ela já virá com as cordas. Porém, à medida que forem sendo usadas, elas podem quebrar. Um encordoamento mais básico pode ser feito por cerca de R$ 20,00. A boa notícia é que, para jogadores iniciantes, este custo não é recorrente.

Bolas

Junto com a raquete, as bolas fazem parte do absolutamente indispensável para jogar tênis. Aqui, temos um exemplo de material que é mais barato que no futebol. Um tubo com três bolas de boa qualidade — mais que suficientes para jogadores iniciantes — pode sair por menos de R$ 35,00.

Roupas e tênis

Tão importante quanto a própria raquete são os tênis calçados pelo atleta. Isso porque eles, além de aumentarem o conforto e a performance, estão entre os maiores responsáveis pela prevenção de lesões.

Como existem milhares de modelos e marcas no mercado, é difícil estimar um preço médio, mas  é importante destacar que este é investimento indispensável.

Quanto às roupas, não é preciso muito. Um conjunto com camiseta e shorts apropriados para a prática de esportes pode ser encontrado por menos de R$ 80,00. Além disso, a maioria das pessoas que buscam o esporte já possuem esse tipo de roupa.

Local e aulas

Encerramos este texto falando sobre mais um dos custos envolvidos na prática do tênis: a quadra e as aulas. Ao contrário de outros esportes, o tênis pode precisar das aulas para que o atleta consiga se desenvolver plenamente.

Além de encontrar essas aulas, é fundamental garantir que elas sejam realizadas em um local que tenha as condições apropriadas — observando tanto a manutenção da quadra quanto a qualificação dos profissionais. Além de garantir a segurança dos atletas, esses atributos também são importantes para ajudar na evolução das habilidades.

Para isso, saiba que você pode contar com a Escola Guga! Nós temos diversas franquias distribuídas por todo o Brasil — ajudando a levar o esporte para os quatro cantos do país. Para encontrar a mais próxima de você, entre em contato conosco e saiba mais!

E, por fim, caso tenha gostado de descobrir quais são os principais custos envolvidos na prática do tênis e queira receber mais textos como este, é só se inscrever em nossa newsletter! Ela está logo ali, abaixo do texto, no final da página. Aguardamos você!

Além disso, você também pode acompanhar nosso Facebook e Instagram!